Pepe diz que "não há comparação" possível entre Ronaldo e Ibrahimovic

| Desporto
Porto Canal / Agências

Óbidos, 13 nov (Lusa) - O central Pepe defendeu hoje que não existe comparação possível entre Cristiano Ronaldo, que considerou o melhor futebolista mundial, e Zlatan Ibrahimovic, as duas figuras de proa do "play-off" entre Portugal e Suécia, de qualificação para o Mundial2014.

Apesar de declarar Cristiano Ronaldo "incomparável", o defesa luso-brasileiro reconheceu que também Ibrahimovic "é um belíssimo jogador", admitindo que os dois avançados poderão ter uma influência decisiva nos jogos de sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, e quatro dias mais tarde, em Solna.

"São dois grandes jogadores, mas o Cristiano [Ronaldo], pelo que está a fazer, acho que não tem comparação. Para mim é o melhor do Mundo e tem números impensáveis", argumentou Pepe, em referência aos golos marcados pelo avançado, do qual é colega de equipa no Real Madrid.

O central estranhou mesmo que Cristiano Ronaldo só tenha conquistado uma Bola de Ouro, em 2008, sustentando que é "injusto" e "não é normal estar sete anos consecutivos na gala e só ganhar uma vez", manifestando-se confiante que o colega de equipa voltará a ser consagrado este ano como o melhor jogador do Mundo.

Pepe lembrou que teve oportunidade de defrontar Ibrahimovic na pré-época e, apesar da importância que o avançado representa para a equipa sueca, manifestou-se mais preocupado em apelar à união entre a equipa lusa e ao trabalho em conjunto para "estar à altura" da responsabilidade e conquistar o apuramento para a fase final do Mundial.

Depois de ter estado ausente nos treinos dos dois primeiros dias do estágio, tal como o avançado Cristiano Ronaldo, Pepe treinou hoje sem limitações aparentes nos 15 minutos iniciais da sessão realizada em Óbidos e admitiu que ainda não está totalmente recuperado de uma nevralgia pós-traumática na nádega esquerda.

"Sinto-me um pouco melhor, mas ainda não a 100 por cento. Espero poder estar bem na sexta-feira para dar o meu contributo à seleção. Se eu não puder jogar, há jogadores na defesa com muita qualidade para me substituir e o 'mister' vai escolher os melhores para dar o seu contributo na sexta-feira", assinalou.

Pepe rejeitou que Portugal possa ter alguma vantagem relativamente aos nórdicos por se ter qualificado para as duas últimas grandes competições (Mundial2010 e Europeu2012) pela via dos "play-offs", uma vez que a seleção nacional tem "um grupo renovado, com muitos jogadores jovens" que não disputaram aquelas eliminatórias com a Bósnia-Herzegovina.

Um desses jogadores é o estreante William Carvalho, que Pepe rejeitou poder ser uma "aposta arriscada" do selecionador Paulo Bento para contrariar a superioridade atlética dos suecos, pois o valor do médio "está à vista de todos" e não é à toa que "se tem falado tanto dele".

O defesa espera que as recentes declarações do presidente da FIFA "não condicionem em nada" a eliminatória com a Suécia, em referência à forma como o suíço Joseph Blatter comparou Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, dizendo "preferir" o avançado argentino, mas alertou para alguns fatores externos.

"Antes de acabar a fase de grupos o Cristiano [Ronaldo] disse numa entrevista que não queríamos apanhar a França por tudo o que sabemos. Queríamos ao máximo evitar a França. O mais importante é não pensar que isso [declarações de Blatter] possa influenciar e fazer o nosso trabalho da melhor maneira possível", observou.

Portugal recebe a Suécia na sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 19:45 horas e arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, voltando a defrontar a seleção escandinava quatro dias mais tarde, a 19 de dezembro, em Solna, num encontro que será dirigido pelo inglês Howard Webb.

O vencedor da eliminatória apura-se para a fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, que se vai realizar no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.

RPC // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.

FC Porto: Mira apontada ao Sporting no Olival

Clássico da 31.ª jornada da Liga joga-se às 20h30 de domingo no Estádio do Dragão.

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).