Nova proposta do PS face ao IMI pode vir a penalizar os contribuintes
Porto Canal (AYR)
O Partido Socialista (PS) apresentou uma proposta de substituição para o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que pode vir a penalizar os contribuintes, indicou, esta quinta-feira, a Deloitte.
Face ao desenho do adicional Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o Partido Socialista apresentou uma proposta de substituição em que os contribuintes singulares e os coletivos podem ser penalizados, concluiu a Deloitte das simulações feitas à Lusa.
Na nova proposta, os imóveis de comércio e serviços são excluídos e vão ser introduzidas taxas consoante o contribuinte e a soma do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis detidos, ou seja, pessoas singulares com VPT entre os 600 mil e um milhão de euros terão uma taxa de 0,7%, e os coletivos acima deste valor 0,4%.
O PS prevê, também, que os imóveis localizados em território nacional, mas liderados por empresas registadas fora do país, paguem 7,5% de adicional do IMI.
A Deloitte concluiu, ainda, que a proposta de substituição pode cobrar aos contribuintes o dobro do que era previsto no Orçamento de Estado para 2017.
