Unidade de Saúde Familiar da Baixa de Lisboa inaugurada na quinta-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 nov (Lusa) -- A Unidade de Saúde Familiar (USF) da Baixa, em Lisboa, que vai servir 14.050 utentes da freguesia de Santa Maria Maior, é inaugurada na quinta-feira, foi hoje anunciado.

A USF da Baixa, situada no n.º 43 da Rua da Palma, ao Martim Moniz, irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00, e disponibilizará consultas de Medicina Geral e Familiar, "contando para isso com uma equipa de oito médicos, oito enfermeiros e cinco administrativos", referiu a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) em comunicado.

O equipamento "tem capacidade para abranger 18 mil utentes".

A cerimónia de inauguração está marcada para as 15:00 e contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

De acordo com a ARSLVT, a criação desta USF na área de influência do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Central, que serve 261.350 pessoas, segundo o Censos 2011, "visa responder às crescentes necessidades da população do concelho".

Com a abertura da USF da Baixa - que nasceu de uma parceria entre a ARSLVT e a Câmara de Lisboa, à qual se associou a Estamo (empresa pública gestora das participações imobiliárias do Estado) - é encerrada a Unidade de Cuidados Personalizados de São Nicolau.

A USF da Baixa está instalada em dois espaços da Câmara Municipal de Lisboa. A escolha do local, de acordo com um comunicado da autarquia também divulgado hoje, "está relacionada com as vantagens que representa em termos da centralidade e acessibilidade para os cidadãos".

Com a abertura da unidade da Baixa, o Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Central passa a ter em funcionamento 11 USF, seis Unidades de Cuidados Personalizados, duas Unidades de Cuidados na Comunidade, uma Unidade de Saúde Pública e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

A Unidade de Saúde Familiar da Baixa estava prometida há vários anos.

JRS // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Governo autoriza IP a relançar concurso da segunda fase da alta velocidade

O Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal a relançar o concurso de concessão do troço Oiã-Soure da linha de alta velocidade Porto-Lisboa, assumindo encargos até 1,6 mil milhões de euros e mais 600 milhões para projetos, expropriações e fiscalização.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.