Um morto e 125.000 deslocados na chegada do super tufão Haiyan às Filipinas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Manila, 08 nov (Lusa) -- Uma pessoa morreu e 125.000 foram deslocadas no centro do arquipélago das Filipinas após a chegada do super tufão Haiyan, que assola o país com ventos médios de 235 quilómetros por hora e rajadas de 275 quilómetros por hora.

O último comunicado do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres das Filipinas revela que um homem na localidade de Lingig, em Surigao do Sul, morreu ao ser atingido por um poste de eletricidade.

O mesmo organismo acrescenta que 125.000 pessoas, ou 27.000 famílias em 22 províncias das Filipinas, estão alojadas em 109 centros de evacuação promovidos pelo Governo.

O Haiyan, batizado de 'Yolanda' pelas autoridades das Filipinas, atingiu a costa do arquipélago às 04:30 locais (20:30 de quinta-feira em Lisboa) na localidade de Guiuan, na província de Leyte, no centro das Filipinas.

A tempestade é considerada a mais forte de 2013 em todo o planeta e provocou o corte do fornecimento de energia na zona.

58 províncias das Filipinas estão sob aviso de tempestade, 21 das quais sob aviso vermelho, o mais elevado dos alertas.

Os portos estão encerrados e só no centro das Filipinas, a companhia Cebu Pacific já cancelou 122 voos internos e internacionais.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.