Quatro farmacêuticos do Porto foram detidos por fraude ao SNS

Quatro farmacêuticos do Porto foram detidos por fraude ao SNS
| Norte
Porto Canal (SYA)

Dois donos e dois diretores técnicos de três farmácias da área metropolitana do Porto foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de fraudes ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), disse a Diretoria da PJ do Norte em comunicado ao Porto Canal.

Vasco Almeida Silva, diretor técnico da farmácia Pombeiro terá sido detido, juntamente com mais três suspeitos, pela Diretoria do Norte da PJ. Os suspeitos serão três do sexo masculino e um do sexo feminino, adianta o Jornal de Notícias. A idade dos suspeitos estão compreendidas entre os 36 e os 65 anos.

Os quatro farmacêuticos são "fortemente indiciados pelos crimes de burla qualificada, corrupção, falsificação de documento agravado e falsidade informática", diz o comunicado.

Os suspeitos teriam um esquema fraudulento que consistia em passar receitas fictícias para receberem a percentagem comparticipada pelo Estado.

O comunicado assume ainda que as buscas realizadas deram conta de uma prova do sistema fraudulento e que o valor da fraude se aproxima a um milhão de euros. A investigação continua, no entanto, para se perceber o prejuizo total que o esquema trouxe aos bolsos do Estado.

Os suspeitos foram já, esta quinta-feira, presentes ao primeiro interrogatório judicial.

+ notícias: Norte

ASAE apreende mais de cinco toneladas de produtos de pesca congelado em Ílhavo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Brigada Especializada das Indústrias de Produtos de Origem Animal fiscalizou 5.140 kg de produtos de pesca congelados num entreposto frigorífico em Ílhavo, no distrito de Aveiro, informou a entidade em comunicado enviado às redações.

Douro proíbe entrada a granel de uvas, mostos e vinhos não abrangidos por DOP e IGP

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) proibiu a entrada a granel, na região demarcada, de uvas, mostos, vinhos e outros produtos vínicos não abrangidos pelo estatuto de Denominação de Origem Protegida ou Indicação Geográfica Protegida.

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).