Cerca de 40 artistas mostram obras de novos media no The New Art Fest'16

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 out (Lusa) - Cerca de 40 artistas vão apresentar obras de novos media, durante o The New Art Fest'16, um festival internacional que pretende explorar a inovac¸a~o cognitiva nas artes contemporâneas, a decorer de 03 a 10 de novembro, em Lisboa.

De acordo com a organização, da responsabilidade da Ocupart, agência de arte que desenvolve projetos culturais em espaços não convencionais, o conceito do festival parte da tecnologia e da cie^ncia.

Entre os trabalhos a exibir estarão instalac¸ões interactivas, projec¸ões audiovisuais, exposic¸ões de realidade aumentada e arte generativa, como o 'glitch' e o 'live coding', em montras de lojas, museus e painéis publicitários, espalhados pela capital.

Com direção artística de António Cerveira Pinto, o The New Art Fest'16 tem inauguração anunciada para 03 de novembro, às 19:00, no Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC).

O certame será composto por secc¸ões como "Bending e Continuum" no MUHNAC, exposic¸ão de projetos artísticos materiais e um alinhamento de conteu´dos audiovisuais, e a "Bit Street", um circuito urbano de arte digital, que irá ocupar várias montras de lojas do Chiado e da Livraria Sá da Costa.

Nesta secção está prevista a utilização de 28 ecrãs no redondel da entrada principal do Time Out Market, no Mercado da Ribeira, e nos diversos painéis digitais distribuídos por Lisboa.

Também está previsto um seminário, no dia 04, às 14:30, sobre arte e investigação no MUHNAC, e, às 21:30, um concerto com Alexandra Cárdenas e Ryan Kirkbride.

No sítio 'online' do festival, António Cerveira Pinto indica que o objetivo da iniciativa é "dar a conhecer e sentir a realidade expandida pela tecnologia e pela ciência, através das peculiares manifestações subjetivas a que chamamos arte".

António Cerveira Pinto, nascido em 1952, é um artista conceptual interessado nas áreas da economia, política e arte, dedicando-se também a desenhar projetos culturais, incluindo exposições.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Funcionários judiciais voltam à greve por tempo indeterminado

Os funcionários judiciais voltam esta quarta-feira à greve geral, por tempo indeterminado, entre as 9h00 e as 12h30, todas as quartas e sextas-feiras, em todas as unidades orgânicas e juízos dos tribunais e Ministério Público, segundo o sindicato.

Vozes de burro não chegam ao céu... mas hoje é o dia deles

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis.