Orçamento de Valongo para 2017 no valor de 40,5ME aprovado com abstenção da oposição

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 27 out (Lusa) - O orçamento e o plano de atividades de Valongo para 2017, no valor de 40,5 milhões de euros, foram hoje aprovados com os votos favoráveis do executivo PS e a abstenção da oposição composta pelo PSD e CDU.

O orçamento de Valongo, distrito do Porto, aumentou 21,25% face a 2016, uma vez que o valor anterior era de 31,9 milhões de euros, situação justificada pelo presidente da câmara, José Manuel Ribeiro, com a inclusão de investimentos relacionados com fundos comunitários.

O autarca que lidera a autarquia sem maioria apontou que o orçamento discutido hoje em reunião camarária é "coerente e ambicioso", mas quer o PSD quer a CDU vincaram que não concordam com as opções dos socialistas, justificando a abstenção com o não querer inviabilizar investimentos, nomeadamente os que constam do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

"Esta proposta de orçamento é ambiciosa, mas coerente com os últimos três anos de mandato. Com a contratualização dos fundos comunitários finalmente estamos em condições de executar os investimentos mais relevantes para o concelho", disse José Manuel Ribeiro.

O presidente da câmara apontou que "no próximo ano serão iniciadas" as obras na Secundária de Ermesinde, Oficina do Brinquedo Tradicional Português em Alfena e Centro Cívico de Campo, acrescentando a reabilitação do antigo quartel dos bombeiros, situado no centro do concelho, para instalar a Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito, bem como a ligação Gandra-Costa em Sobrado.

"A nossa atuação vai continuar limitada pelo reajustamento financeiro imposto pelo PAEL [Plano de Apoio à Economia Local]" e "vamos empenhar-nos em manter a boa taxa de execução", referiu José Manuel Ribeiro que falou, ainda, de futuras obras nos estádios de Sonhos (Ermesinde) e Campo, na Quinta Pedagógica do Passal para inclusão social, no Centro de Serviços do Parque das Serras do Porto, bem como na reabilitação e refuncionalização do mercado municipal de Valongo.

Já num comunicado remetido após a discussão, o executivo PS destacou a dotação de 80.000 euros para o Fundo de Emergência Social, o Fornecimento de Refeições Escolares, o Plano de Apoio e Emergência Alimentar e o Orçamento participativo Jovem de Valongo.

Mas para o vereador do PSD, João Paulo Baltazar, "este orçamento é salvo pelo PEDU", plano que o social-democrata considera que "introduz desequilíbrios nas diversas freguesias", mas que no entanto "não pode ser desperdiçado".

Já pela CDU, Adriano Ribeiro, fez uma declaração de voto que iniciou exatamente com a frase "Fundos Comunitários e pouco mais", apontando que existem "divergências profundas em relação a aspetos importantes", abstendo-se para "não inviabilizar investimentos importantes".

PSD e CDU defenderam que o orçamento para o próximo ano deveria incluir uma verba para ampliação da ETAR de Campo, uma obra que poderá ser incluída no processo de reequilíbrio que a câmara de Valongo e a empresa de águas do concelho têm em discussão.

"Dar-se-ia um sinal à Águas de Valongo de que a câmara não se submeterá às exigências da empresa", disse João Paulo Baltazar, enquanto Adriano Ribeiro também sublinhou que a ausência de uma rubrica de investimento para a ETAR "condicionaria seriamente" a negociação entre a câmara e a empresa.

O PSD criticou ainda "gastos em divulgação e propaganda", acusando o executivo PS de "desbaratar o dinheiro de todos".

A CDU frisou que a proposta de orçamento "sofre do pecado do eleitoralismo", considerando "notório que pretende projetar uma imagem pública da governação local de José Manuel Ribeiro/PS que não encontra fundamento nos três anos decorridos entre as eleições autárquicos e o presente".

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.