Autoridades brasileiras alertam com ligações de gangues a Portugal

Autoridades brasileiras alertam com ligações de gangues a Portugal
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O promotor de Justiça de são Paulo Lincoln Gakiya avisou hoje que os principais grupos de crime organizado do país têm ligações a Portugal, numa estratégia das organizações de alargar a sua influência.

Nas últimas semanas, as prisões de estados de Rondônia, Roraima e Acre foram palcos de confrontos entre reclusos dos dois principais grupos criminosos do país, o Primeiro Comando da Capital (PC, de São Paulo) e o Comando Vermelho (CV, do Rio de Janeiro), causando pelo menos 22 mortos.

Ora, estes confrontos nas prisões devem-se à disputa da hegemonia no tráfico de droga no interior do país, uma luta que se estende também em Portugal.

"O PCC já tem membros no Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Uruguai e Guiana Francesa. Eles agem dentro e fora do sistema prisional destes países. O PCC também faz tráfico de drogas para a Europa, especialmente para a Holanda, Portugal e Inglaterra", disse Lincoln Gakiya.

O procurador afirmou que o Ministério Público brasileiro sabe que existem integrantes da organização reclusos em Portugal enquanto outros continuam envolvidos no tráfico de drogas.

"Portugal é considerado uma das portas de entrada para a Europa. O mesmo acontece com a África, que é usada pelos traficantes brasileiros como rota das drogas exportadas pelas facções do Brasil", acrescentou Lincoln Gakiya.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.