Funcionário do SEF deixa argelino ir fumar e ele fugiu

Funcionário do SEF deixa argelino ir fumar e ele fugiu
| País
Porto Canal (SYA)

O argelino que escapou do aeroporto Humberto Delgado a 27 de setembro, conseguiu essa proeza após ter sido autorizado a ir fumar ao piso 6 por um funcionário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e ainda não foi encontrado.

Um argelino entrou ilegalmente em Portugal no dia 27 de setembro. O mesmo fugiu do aeroporto Humberto Delgado após um funcionário da SEF o ter autorizado a sair da zona de trânsito e a subir ao piso 6 para fumar. Mohamed A. I. passou pelo controlo de fronteira, pela zona de bagagens e pela Autoridade Tributária (AT) até chegar à porta principal do aeroporto e ter entrado ilegalmente em Portugal.

O argelino fazia escala para Cabo Verde quando escapou, desta forma insólita, e entrou em Portugal ilegalmente, não tendo sido encontrado até ao momento.

A direção do SEF já confirmou a instauração de um inquérito para averiguar a situação.

Mohamed é apenas um dos quatro que já conseguiram quebrar a segurança dos aeroportos e entrar ilegalmente em Portugal. Outro argelino tinha-o feito a 22 de setembro, e dois marroquinos também o conseguiram, um em junho e outro em julho. Também em julho quatro argelinos tentaram escapar pela pista mas foram capturados pela polícia.

Foi criado um grupo de trabalho, constituído por PSP, SEF, PJ e o Serviço de Informação e Segurança (SIS), criado por Constança urbano de Sousa. Este grupo já propôs várias medidas para reforçar a segurança e prevenir fugas, principalmente como esta.

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.