Governo deteta 140 ME em duplos apoios à produção renovável de eletricidade

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 out (Lusa) - O Governo detetou duplos apoios no valor de 140 milhões de euros recebidos pelos produtores de eletricidade em regime especial, valor que vai beneficiar as tarifas do próximo ano e ajudar na redução do défice tarifário.

Segundo uma portaria publicada na quinta-feira em Diário da República, os valores recebidos em excesso, num montante estimado em cerca de 140 milhões de euros, devem ser corrigidos assim que possível e com efeitos no próximo exercício tarifário de 2017.

Segundo a decisão do Governo, através do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, metade do valor a recuperar deve ser deduzido à dívida tarifária - que era de 4.800 milhões de euros no final de 2015 - e a outra metade considerada nas tarifas para 2017, cuja proposta deverá ser conhecida ainda hoje.

Os duplos apoios à produção de eletricidade em regime especial foram detetados numa avaliação de políticas públicas realizado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), lê-se na portaria publicada na quinta-feira.

"De forma não prevista, nem condizente com o cálculo económico da referida remuneração, os centros eletroprodutores que beneficiam de remunerações garantidas pelo fornecimento de energia entregue à rede, produzida a partir de fontes renováveis, suportada pelos consumidores, receberam cumulativamente apoios públicos à promoção e ao desenvolvimento das energias renováveis", explica o documento.

JNM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Presidenciais. Seguro e Ventura marcam lugar na segunda volta em noite de derrota pesada para Marques Mendes

António José Seguro e André Ventura foram os vencedores da primeira volta das presidenciais de domingo, marcando presença na disputa de 08 de fevereiro, numa eleição em que Luís Marques Mendes registou para o PSD o pior resultado de sempre em atos eleitorais.

Presidenciais. Pedro Duarte manifesta apoio a António José Seguro na segunda volta

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, manifestou o seu apoio pessoal ao candidato a Belém António José Seguro na segunda volta das presidenciais no dia 8 de fevereiro.

Presidenciais. Votos nulos superaram os votos em branco pela primeira vez

Pela primeira vez em presidenciais desde o 25 de Abril, o voto nulo superou o voto em branco, numas eleições em que os boletins tiveram o maior número de candidatos de sempre e três nomes que não foram aprovados.