CDU Porto quer "requalificação urgente" do bairro municipal Rainha D. Leonor
Porto Canal / Agências
Porto, 02 jun (Lusa) -- O vereador da CDU e candidato à presidência da Câmara do Porto acusou hoje a autarquia de ter uma estratégia para esvaziar o bairro municipal Rainha D. Leonor, sem obras desde 1955 e cuja localização privilegiada desperta "apetites imobiliários".
Apontando este caso como "um exemplo do muito que falta fazer nos bairros municipais", Pedro Carvalho disse ser seu objetivo evitar "que se perspetive para aqui o que aconteceu noutros bairros da cidade: Não queremos um novo S. Vicente Paulo, não queremos um novo Aleixo [ambos demolidos e não reconstruídos]. Queremos criar as condições para que as pessoas possam viver, estudar e trabalhar no centro histórico da cidade", sustentou.
Em declarações à agência Lusa à margem de uma visita da CDU ao Rainha D. Leonor, Pedro Carvalho considerou "urgente" a sua requalificação, mesmo que tal implique a demolição das atuais edificações, e desafiou os restantes candidatos à Câmara do Porto a "afirmarem o que defendem para o destino deste bairro".
A este propósito, o vereador disse ser intenção da CDU "questionar o executivo, na próxima reunião de Câmara," sobre os planos para o bairro, "até tendo em conta os estudos que têm vindo a ser feitos" e que, alegadamente, apontam a demolição como a solução mais indicada.
"Foi prometida a divulgação de um estudo pela Domus Social, que estará ainda em curso e cujo prazo da conclusão não é divulgado, que ditará o futuro do conjunto habitacional. Entre silêncio e promessas de estudos, as condições de habitabilidade vão piorando e a verdade é que a Câmara vai protelando uma decisão urgente", sustentou.
Recordando a "localização geográfica e a envolvente social do bairro, com belíssimas vistas sobre o rio Douro e vizinhança de classe alta", a CDU considera que será "apetecível à coligação PSD/CDS o mesmo desfecho dado ao bairro do Aleixo, dotando a zona de mais um destino de luxo".
Contudo, alerta, "a questão do tráfico de droga, objetivo principal para a demolição do bairro do Aleixo, não se coloca em relação ao bairro Rainha D. Leonor".
Concretizando-se a demolição, que admite poder ser a solução mais viável para reabilitação da zona, o que Pedro Carvalho defende é que no local seja construído "um novo bairro social e se tente preservar ao máximo a comunidade local existente".
É que, salientou, o Rainha D. Leonor está implantado "no centro histórico da cidade" e a sua requalificação seria a opção lógica "quando se quer atrair pessoas para o centro e preservar as comunidades locais que ali existem".
"Mas o que se está a fazer é exatamente o contrário. As pessoas estão a ser intimadas para realojamentos para outros bairros e, paulatinamente, estão a desintegrar-se comunidades locais. O risco que temos é, além de ficar com uma cidade cada vez mais desertificada, perder estas gentes que fazem o Porto e perder, assim, a identidade da cidade", concluiu.
PD //GC
Lusa/fim
