"Verdes" congratulam-se com devolução de rendimentos porque há mais mundo além do défice

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 set (Lusa) - O deputado do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) José Luís Ferreira congratulou-se com os dados divulgados sobre o défice do primeiro semestre pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), coincidentes com a devolução de rendimentos aos portugueses.

Contudo, "Os Verdes" não encontram no défice um motivo ou questão essencial até porque há mais mundo para além dele".

"Mesmo àquelas pessoas que vivem obcecadas pelo défice, estes dados vêm mostrar que tinham razão as pessoas que reclamaram políticas alternativas às seguidas pelo Governo anterior PSD/CDS, que assentavam na austeridade", afirmou o parlamentar ecologista, em declarações aos jornalistas no parlamento.

O défice das administrações públicas foi de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre deste ano, uma diminuição face aos 4,6% registados no período homólogo, segundo o INE.

"Com esta mudança, com a devolução de rendimentos, tinham razão os que reclamaram políticas alternativas ao longo dos últimos quatro anos", sublinhou.

Apesar da redução homóloga verificada, o valor do défice até junho, de 2,8% do PIB, está acima da meta do Governo para este ano, que é 2,2%, e está também ligeiramente acima da estimativa apresentada pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), cujo valor central era de 2,7% de défice na primeira metade do ano.

HPG (ND/SP) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.