BPN/5 anos: Uma situação "excecional" que muitos questionaram e o PND chamou de "escândalo"

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 31 out (Lusa) -- A nacionalização do BPN foi classificada, há cinco anos, pelo então Governo como "excecional, delicada e anómala", questionada pelos partidos da oposição, ainda que vista como "positiva", tendo apenas o PND arremessado de imediato a palavra "escândalo".

A 02 de novembro de 2008, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou em conferência de imprensa que o "Governo viu-se obrigado a decidir propor à Assembleia da República a nacionalização do Banco BPN. O Governo tomou esta decisão tendo em vista assegurar aos depositantes que os seus depósitos estão perfeitamente seguros".

A situação que levou à nacionalização do banco foi descrita na altura por Teixeira dos Santos como "excecional, delicada e anómala" e originou reações de cautela por parte de praticamente todos os partidos da oposição.

Num momento em que várias vozes já lançavam culpas contra o Banco de Portugal (desde o dirigente do CDS, Paulo Portas, segundo quem o banco central era "demasiado falível", ao economista António Nogueira Leite que lamentou o "caso grave de inação das entidades de supervisão"), o governador Vítor Constâncio referiu que a nacionalização era "inevitável".

"A reação do PSD é uma reação de prudência embora de abertura a essa medida. Em todo o caso, reservamos uma posição final para um esclarecimento cabal dos dados económicos, financeiros e contabilísticos para sabermos exatamente da justeza ou não desta medida", afirmou o líder parlamentar do então maior partido da oposição, Paulo Rangel.

Também o agora primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse que decisão do Governo "talvez se justifique sobretudo para proteger os interesses dos depositantes e para evitar um risco de contágio a outros bancos".

Paulo Portas assinalou que a nacionalização significava que a instituição havia chegado a um estado limite e que, por isso, a medida era defensável para a defesa do contribuinte e dos cidadãos.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, reagiu de forma cautelosa, mas favorável, mas por razões diferentes das do PSD: "Evidentemente que a nossa primeira reação é positiva", num quadro em que o "Estado português pode deter posições importantes em áreas estratégicas da economia, visando o seu relançamento e o apoio ao aparelho produtivo e à produção nacional".

Da parte do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã afirmou que "a nacionalização [do BPN] é necessária para acabar com a aldrabice em que se transformou a gestão deste banco desde que sejam os acionistas a pagar o prejuízo e não seja um cêntimo dos impostos".

O Partido da Nova Democracia (PND) foi mais longe e classificou, logo a 02 de novembro de 2008, a nacionalização do BPN como "um escândalo sem precedentes" e que, naquele momento, "a democracia bateu no fundo".

Em comunicado, o PND questionou "que razões impedem o Governo de intervir junto das empresas industriais e comerciais que estão a encerrar, colocando centenas de milhares de pessoas no desemprego".

"O que é mais escandaloso é que tudo isto se passa e ninguém vai preso", sublinhou o partido fundado por Manuel Monteiro.

TDI (SF/JMG/SMA/MLS/NM) // VC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.