Dezenas de processos ainda correm nos tribunais depois de 5 anos de BPN

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 out (Lusa) - No quinto 'aniversário' da nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN) são dezenas os processos que ainda correm nos tribunais, entre eles, os mais mediáticos, que envolvem figuras como Oliveira Costa, Duarte Lima e Dias Loureiro.

O processo principal visa o fundador do banco, Oliveira Costa, e outras 14 pessoas, além da empresa Labicer, por crimes diversos, que vão desde abuso de confiança a burla qualificada, passando por fraude fiscal e falsificação de documentos, entre outros ilícitos.

Mas há uma série de outros processos que estão a ser julgados separadamente e que, nalguns casos, recaem contra outras figuras conhecidas da vida política e empresarial portuguesa, como Dias Loureiro ou Duarte Lima.

No caso do processo principal do caso BPN, as 15 pessoas e o representante da empresa Labicer estão dispensados pelo tribunal de comparecerem nas sessões do julgamento, quase todos por motivos familiares e profissionais, mas também por motivos de saúde, como é o caso de Oliveira Costa.

Porém, sempre que o tribunal assim o entenda, os arguidos têm que se apresentar na sala de audiências.

O julgamento do caso BPN começou a 15 de dezembro de 2010, ou seja, há 34 meses e meio.

Atualmente, continuam a ser ouvidas as centenas de testemunhas arroladas, com a curiosidade de a primeira de todas as testemunhas do processo a ser ouvida, o inspetor tributário Paulo Jorge Silva, testemunha de acusação chamada pelo Ministério Público, ter regressado há poucas semanas ao tribunal para uma segunda ronda de depoimento.

Quanto à duração total do julgamento, essa continua uma incógnita, mas, pelo número extenso de testemunhas arroladas, ainda não se vê qualquer luz ao fundo do túnel. No total, há 65 testemunhas de acusação e várias centenas de testemunhas de defesa arroladas pelos arguidos.

Só Oliveira e Costa, antigo presidente do BPN, arrolou 600 pessoas para testemunhar em sua defesa, podendo, contudo, prescindir de algumas.

O fundador do banco, José Oliveira Costa, está ser julgado por burla qualificada, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e aquisição ilícita de ações. Outras 14 pessoas ligadas ao universo SLN, como Luís Caprichoso, Ricardo Oliveira e José Vaz Mascarenhas, e a empresa Labicer estão também acusadas por crimes económicos graves.

Em 2008, o banco foi nacionalizado e, em 2011, o Estado vendeu o BPN ao banco de capitais luso-angolanos BIC Português, por 40 milhões de euros.

No relatório final da segunda comissão parlamentar de inquérito ao BPN, aprovado a 16 de novembro do ano passado, lê-se que o custo total da sua nacionalização para os cofres estatais é de, no mínimo, em números redondos, 3,4 mil milhões de euros e, no máximo, de 6,5 mil milhões de euros.

 

+++ Lista dos arguidos do processo principal do caso BPN e respetivas acusações +++

- José de Oliveira Costa (fundador e ex-presidente do BPN):

Abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, infidelidade, aquisição ilícita de ações e fraude fiscal.

- José Vaz de Mascarenhas (ex-presidente do Banco Insular):

Abuso de confiança, falsificação de documentos, burla qualificada.

- Luís Caprichoso (ex-gestor do BPN):

Abuso de confiança, falsificação de documentos, infidelidade, burla qualificada, aquisição ilícita de ações.

- Francisco Sanches (ex-gestor do BPN):

Abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, infidelidade.

- Leonel Mateus (ex-gestor da sociedade que alegadamente criava 'offshores' - Plafin):

Abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, infidelidade.

- Luís Almeida (Plafin Contas):

Abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, infidelidade.

- Isabel Cardoso (advogada que alegadamente criou e geriu 'offshores'):

Falsificação de documentos, cúmplice de abuso de confiança e de burla qualificada.

- Telmo Belino Reis (fundador da Labicer):

Abuso de confiança, burla qualificada e fraude fiscal.

- José Monteverde (acionista e devedor do BPN):

Abuso de confiança.

- Ricardo Oliveira (empresário de imobiliário):

Burla qualificada e falsificação de documentos.

- Luís Ferreira Alves (fundador da Labicer):

Fraude fiscal.

- Filipe Baião Nascimento (advogado):

Fraude fiscal e abuso de confiança.

- António Franco (ex-gestor do BPN):

Cúmplice de burla qualificada e falsificação de documentos.

- Rui Costa (Labicer):

Fraude fiscal.

- Hernâni Silva Ferreira (Labicer):

Burla qualificada.

- Labicer (empresa cerâmica):

Fraude fiscal.

DN // VC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados