Governo quer discutir com partidos e parceiros sociais reforma do Estado para duas legislaturas

Governo quer discutir com partidos e parceiros sociais reforma do Estado para duas legislaturas
| Política
Porto Canal

O Governo quer discutir com os partidos e parceiros sociais o "documento com orientações para a reforma do Estado", que inclui propostas para esta e para a próxima legislaturas, afirmou hoje o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

"O Governo aprovou hoje um documento com orientações para a reforma do Estado. É um documento que tem quatro capítulos, cerca de 110 páginas úteis", declarou Paulo Portas, na conferência de imprensa de apresentação do chamado "guião da reforma do Estado", na Presidência do Conselho de Ministros.

O vice-primeiro-ministro referiu que "este documento do Governo é uma proposta aberta", acrescentando: "Várias das políticas que estão inscritas como propostas neste documento necessitam de consensualização e, por isso mesmo, o Governo iniciará um diálogo quer com os partidos políticos quer com os parceiros sociais para os ouvir, para debater, para alterar, e o documento voltará então a Conselho de Ministros".

Quanto ao período de concretização dessas propostas, Paulo Portas disse que "várias reformas aqui previstas transcendem o prazo de uma legislatura, porque é preciso elaborá-las, é preciso negociá-las, é preciso transformá-las em proposta legislativa, é preciso dar-lhes efetividade e é preciso avaliar o seu impacto e monitorizar a sua execução".

"Por isso, nós entendemos que o tempo desta legislatura e o da próxima são os que nos parecem, nas grandes linhas, evidentemente, necessário para podermos em conjunto podermos fazer reformas no Estado", completou.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.