Autarca da Figueira da Foz satisfeito com distinção da Câmara no 'ranking' da transparência

| País
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 30 out (Lusa) - O presidente da Câmara da Figueira da Foz manifestou-se hoje "muito satisfeito" com a distinção da autarquia como a mais bem classificada no 'ranking' de transparência municipal, hoje divulgado pela Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC).

João Ataíde (PS), afirmando-se "surpreendido", entende que é possível fazer melhor.

"A distinção revela os esforços que estamos a fazer para otimizar a relação entre a administração pública e os munícipes", disse João Ataíde à agência Lusa.

O município da Figueira da Foz é o mais bem classificado num 'ranking' de transparência municipal onde a média das 308 câmaras é de apenas 33 pontos num máximo de 100, revelou hoje a Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC).

O estudo apresentado em Lisboa foi feito com base no levantamento da informação disponível nos 'websites' dos 308 municípios, segundo 76 indicadores, agrupados em sete áreas. A Figueira da Foz, com 61 pontos, foi o município melhor classificado, seguido de Alfândega da Fé (59) e Batalha (58).

João Ataíde sublinhou a "preocupação" da autarquia em que seja disponibilizado "o máximo de informação" em áreas como as finanças municipais ou o urbanismo, entre outras.

"Tudo o que se reporta a essas matérias está disponível no site. Também a contratação pública tem um 'link' direto para a plataforma de compras. As pessoas podem acompanhar todo o regime de compras", frisou.

A página Internet da autarquia vai ainda passar a possibilitar pagamentos online, além de outros serviços como o balcão do empreendedor ou o licenciamento industrial, estando ainda em curso a sua tradução para inglês e espanhol.

JLS // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.