Linha do Tua deixa de integrar rede ferroviária nacional para projeto turístico

| Norte
Porto Canal com Lusa

Bragança, 30 ago (Lusa) -- A linha do Tua vai desaparecer definitivamente da rede ferroviária nacional para dar lugar a um projeto turístico integrado no plano de mobilidade exigido como contrapartida da construção da barragem de Foz Tua.

O Governo resolveu desclassificar da rede ferroviária nacional o que restava da centenária linha, menos de 60 quilómetros entre o Tua e Mirandela, decisão que retira da exploração comercial de passageiros este troço de caminho-de-ferro desativado desde 2008, na sequência de vários acidentes com quatro mortos.

A decisão de 28 de julho do Conselho de Ministro foi hoje publicada em Diário da República

e determina que "a exploração do serviço público de transporte nos troços desclassificados cessa com a entrada em funcionamento do projeto de mobilidade.

A linha do Tua já teve quase 134 quilómetros, entre Bragança e a foz do Tua, com ligação à linha do Douro, mas foi sendo desativada por troços, desde 1991, e deixa de existir para transporte comercial de passageiros com a desclassificação do último troço.

O plano de mobilidade para a região tem sido uma das contrapartidas mais polémicas previstas nas condicionantes impostas para a construção da barragem de Foz Tua, iniciada em 2011 e que se encontra em fase de conclusão, na confluência dos concelhos de Carrazeda de Ansiães (Bragança) e Alijó (Vila Real).

A EDP, concessionária do empreendimento hidroelétrico, disponibilizou 10 milhões de euros para a mobilidade, que inicialmente previa um investimento de várias dezenas de milhões de euros em barcos para navegar na nova albufeira e a recuperação da parte da linha que não ficará submersa, entre Brunheda e Mirandela, para viagens de comboio turísticas e para o quotidiano das gentes locais.

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua, constituída pela EDP e os cinco municípios da área de influência da barragem (Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Mirandela, Alijó e Murça) não conseguiu financiamento comunitário para a verba que faltava, nem interessados num concurso público para serem privados a executar e explorar o projeto.

Ainda sem nenhum anúncio oficial, autarcas locais e o próprio empresário da Douro Azul, Mário Ferreira, têm confirmado publicamente que constitui uma nova empresa para explorar turisticamente este troço do Tua, apenas com os 10 milhões da EDP.

O Governo entendeu que se "encontram reunidos os pressupostos que justificam a desclassificação da linha do Tua", em conformidade com a legislação nacional, "que admite ainda que os bens desclassificados sejam explorados por uma entidade que se proponha fazê-lo".

O documento indica que "o disposto na presente resolução mereceu a concordância dos municípios, bem como da CP --- Comboios de Portugal, do Metro Ligeiro de Mirandela, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e da Infraestruturas de Portugal.

A resolução determina ainda que "os terrenos, imóveis e equipamentos dos troços desclassificados permanecem integrados no domínio público ferroviário sob gestão da Infraestruturas de Portugal" e que a futura exploração "seja efetuada pelo operador que, no âmbito do projeto de mobilidade aprovado e em cooperação com as autarquias locais, se proponha fazê-lo, nos termos e condições a regular contratualmente".

Caberá à Infraestruturas de Portugal desenvolver as diligências e praticar todos os atos necessários para assegurar a exploração da infraestrutura desclassificada.

A exploração do serviço público de transporte, atualmente assegurada por táxis pagos no âmbito de um acordo entre a CP e a Metro de Mirandela, que fazia o transporte na antiga linha, "cessa com a entrada em funcionamento do projeto de mobilidade", segundo ainda o documento.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.