Legislativas 2015

"PSD/CDS perdendo maioria absoluta, perdem também o Governo" - Pedro Filipe Soares (BE)

Porto Canal - 04-10-2015 22:34:34

O líder da bancada parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, disse hoje esperar que "a direita não chegue à maioria absoluta" nestas eleições legislativas, porque assim "perdem também o Governo".

Em ambiente visivelmente de festa no quartel general do BE para esta noite eleitoral - as projeções dão o BE como a terceira força política mais votada, ultrapassando a CDU - Pedro Filipe Soares falou de um resultado dos bloquistas que vê "muita emoção", porque pode ser um "resultado histórico".

"Sabemos que há ainda a possibilidade de PSD/CDS terem maioria absoluta. Para nós era importante que isso não acontecesse. Porque perdendo a maioria absoluta, perdem também o Governo", disse.

O líder da bancada parlamentar, questionado sobre se o BE avançará para uma moção de rejeição, disse ser "prematuro estar a discutir essa matéria neste contexto", ou seja, sem resultados finais.

"Esperemos que a direita não chegue à maioria absoluta, isso muda completamente o cenário político, retirando-lhe o Governo e dando possibilidade de haver uma alternativa à austeridade, que foi o motivo da candidatura do BE", enfatizou.

O deputado bloquista, que nestas eleições concorre por Lisboa, acrescentou ainda que "quem se bateu por essa alternativa à austeridade está disponível para, até à última, lutar por ela".

"Esta era uma eleição para eleger deputados e deputadas, não primeiro-ministro, e isso está a verificar-se. Acertamos nessa análise, estaremos também à altura dos cenários que vão ser apresentados", antecipou.

Questionado sobre o facto de o BE eventualmente ir ultrapassar a bancada comunista, Pedro Filipe Soares foi perentório: "não entramos nesta campanha numa competição com a CDU, entramos para derrotar a austeridade".

twitter facebook Google plus imprimir

+ notícias: Legislativas

PaF elege três deputados e PS um na votação no estrangeiro

A coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) conquistou hoje três dos quatro mandatos pelos círculos da Europa e fora da Europa nas eleições legislativas de quatro de outubro, enquanto o PS elegeu o restante.

Coligação PàF e PS partilham deputados na Europa

A coligação Portugal à Frente (PàF) e o PS partilham os dois deputados atribuídos pelo círculo da Europa, mas a lista conjunta PSD/CDS foi a mais votada, alcançando o melhor resultado desde 1991.

Passos diz que coligação PSD/CDS-PP procurará entendimentos com o PS no parlamento

O presidente dos sociais-democratas afirmou no domingo que a coligação PSD/CDS-PP, sem maioria absoluta, procurará entendimentos com o PS no parlamento para fazer reformas como a da Segurança Social e irá ao encontro de todas as forças europeístas.