Legislativas 2015

Níveis "historicamente baixos" das projecções da abstenção significativos - BE

Porto Canal - 04-10-2015 19:29:31

O diretor de campanha do BE, Ricardo Moreira, considerou hoje significativo o facto de as projeções sobre a abstenção avançarem níveis "historicamente baixos", já que nos últimos anos 485 mil pessoas saíram do país e não podem votar.

"Ainda não sabemos resultados, o que sabemos é que a abstenção está a níveis historicamente baixos pela maioria das projeções, o que é significativo, porque não só há uma milhão de eleitores fantasma mas, principalmente, porque nos últimos anos 485 mil pessoas saíram do país e estão por isso impedidas de votar", disse Ricardo Moreira aos jornalistas, no cinema São Jorge, em Lisboa, onde decorre a noite eleitoral.

Na opinião do diretor de campanha do BE, "um resultado deste tipo, em que muitas pessoas foram às urnas expressar a sua vontade, é particularmente significativo e, por isso, é de relevar num momento destes que exista vontade de participar e de escolher o futuro".

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas de hoje situam-se entre os 35 e os 43%.

A RTP avançou às 19:00 com uma previsão de abstenção de 35 a 40%, a SIC com 36,9 a 41,3% e a TVI entre os 39 e os 43%.

twitter facebook Google plus imprimir

+ notícias: Legislativas

PaF elege três deputados e PS um na votação no estrangeiro

A coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) conquistou hoje três dos quatro mandatos pelos círculos da Europa e fora da Europa nas eleições legislativas de quatro de outubro, enquanto o PS elegeu o restante.

Coligação PàF e PS partilham deputados na Europa

A coligação Portugal à Frente (PàF) e o PS partilham os dois deputados atribuídos pelo círculo da Europa, mas a lista conjunta PSD/CDS foi a mais votada, alcançando o melhor resultado desde 1991.

Passos diz que coligação PSD/CDS-PP procurará entendimentos com o PS no parlamento

O presidente dos sociais-democratas afirmou no domingo que a coligação PSD/CDS-PP, sem maioria absoluta, procurará entendimentos com o PS no parlamento para fazer reformas como a da Segurança Social e irá ao encontro de todas as forças europeístas.