Legislativas 2015

Sócrates votou às 13:25

Porto Canal - 04-10-2015 16:14:06

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, há um mês em prisão domiciliária, votou hoje às 13:25 numa mesa de voto instalada na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa.

Sócrates votou às 13:25

Aos jornalistas, à saída do local onde votou, José Sócrates afirmou: "Hoje é o tempo em que o país toma decisões importantes e é preciso respeitar esse tempo".

"Há muito aprendi a ter confiança e a esperar. Terei tempo de responder às vossas perguntas", acrescentou.

Sócrates disse que, mais tarde, depois das eleições, terá tempo para falar aos jornalistas.

O ex-líder do PS sublinhou que exerceu o seu direito de voto nestas eleições legislativas sem pedir autorização e sem escolta policial.

"Exerci o meu direito sem autorização e sem custódia. Foi um exercício livre", disse.

José Sócrates está em prisão domiciliária, em Lisboa, desde dia 04 de setembro, depois de ter sido detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito, e de ter ficado mais de nove meses preso preventivamente na cadeia de Évora.

Mais de 9,6 milhões de eleitores são hoje chamados a votar para a escolha de 230 deputados à Assembleia da República, resultado que ditará também a escolha de um futuro Governo.

A estas eleições concorrem 16 forças políticas, das quais três são coligações e as restantes 13 partidos.

Segundo os dados oficiais, quase dois milhões de eleitores já tinham votado às 12:00 de hoje, o que representa 20,65% dos 9,6 milhões de eleitores inscritos, uma subida de 0,64 pontos percentuais face às anteriores legislativas.

twitter facebook Google plus imprimir

+ notícias: Legislativas

PaF elege três deputados e PS um na votação no estrangeiro

A coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) conquistou hoje três dos quatro mandatos pelos círculos da Europa e fora da Europa nas eleições legislativas de quatro de outubro, enquanto o PS elegeu o restante.

Coligação PàF e PS partilham deputados na Europa

A coligação Portugal à Frente (PàF) e o PS partilham os dois deputados atribuídos pelo círculo da Europa, mas a lista conjunta PSD/CDS foi a mais votada, alcançando o melhor resultado desde 1991.

Passos diz que coligação PSD/CDS-PP procurará entendimentos com o PS no parlamento

O presidente dos sociais-democratas afirmou no domingo que a coligação PSD/CDS-PP, sem maioria absoluta, procurará entendimentos com o PS no parlamento para fazer reformas como a da Segurança Social e irá ao encontro de todas as forças europeístas.