O Porto Canal

Perto de si

Santo Tirso

O Município de Santo Tirso integra-se na Área Metropolitana do Porto, ocupando uma área geográfica de transição entre o Grande Porto, o Vale do Ave e o Vale do Sousa, com uma área de 132,6Km2.

É limitado pelos municípios de Vila Nova de Famalicão e Guimarães a norte, por Vizela, Lousada e Paços de Ferreira a este, por Valongo a sul e pela Trofa e Maia a oeste.

Desde a reorganização administrativa de 2013, que procedeu à agregação de várias freguesias, o Município passou a ser constituído por 14 freguesias.

Os vales do Ave e Vizela a norte, o vale do Leça a sul e a serra da Assunção a nascente caraterizam a morfologia do território municipal.

Nos vales do Ave e Vizela persiste um povoamento mais intenso e interligação da função habitacional com outras funções, nomeadamente atividades industriais, serviços e equipamentos. O povoamento é disperso e resulta de uma ocupação de tipo linear ao longo das estradas e vias públicas. Nesta área, onde reside cerca de 75% da população do concelho, localizam-se os principais aglomerados urbanos do Município como a cidade de Santo Tirso, sede do concelho, e as vilas de Vila das Aves, Vila Nova do Campo, S. Tomé de Negrelos, Roriz, Rebordões e Vilarinho.

No Vale do Leça, o povoamento é mais nucleado, embora apresente também alguma dispersão com ocupação de tipo linear ao longo das principais estradas e vias públicas, implantado geralmente a meia encosta e com caraterísticas mais rurais. São dominantes a ocupação agrícola no vale e os povoamentos florestais.

Em termos de acessibilidades e transportes, Santo Tirso é servido pelas autoestradas A3 e A41, pelas estradas nacionais EN 105, EN 104, EN 204, pelas estradas regionais ER207 e ER 319, pela linha de caminho-de-ferro Porto/Guimarães, com estações de passageiros na cidade de Santo Tirso e em Vila das Aves, e ainda por uma central de transportes rodoviários localizada na sede do Município.

Info: Câmara Municipal de Santo Tirso

Vídeos

Horta Urbana de Santo Tirso

Horta Urbana de Santo Tirso

Entrevista Alberto Costa

Alberto Costa, vereador Adjunto da Câmara Municipal de Santo Tirso, falou sobre o arranque do ano letivo e das várias medidas de apoio à educação que o concelho desenvolveu.

Conheça o Rancho Folclórico S. Tiago de Rebordões

Luís Martins, membro do Rancho Folclórico S. Tiago de Rebordões, fala sobre este rancho que existe desde 1989 e se iniciou após uma brincadeira de Carnaval. Dedicado às dançadas e cantadas das ceifas e desfolhada e nas vindimas e pisadas.

Entrevista Joaquim Couto

Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal, fala sobre a o crescimento do concelho, a queda de desemprego e ainda sobre o apoio direcionado para as empresas locais.

Parque Urbano Sara Moreira

Hélder Teixeira foi conhecer o Parque Urbano Sara Moreira, um espaço de grandes dimensões que junta percursos pedonais, áreas de estadia e ainda de lazer.

Rancho Folclórico S. Tiago de Rebordões - "A Chula"

Rancho Folclórico S. Tiago de Rebordões - "A Chula"

Conheça as Keep On Dancing

Joana Pelayo, responsável e coreógrafa do grupo Keep on Dancing, uma escola com 13 anos de existência com sede na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Tirsenses.

Keep On Dancing - Atuação 1

Keep On Dancing - Atuação 1

Entrevista José Pedro Machado

José Pedro Machado, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Santo Tirso, promoveu a 3º edição do evento “Santo Tirso a cores”, uma corrida animada onde os participantes são ‘regados’ de pó colorido.

Rancho Folclórico S. Tiago de Rebordões - "Viva a Rebordões"

Rancho Folclórico S. Tiago de Rebordões - "Viva a Rebordões"

Joana Guimarães - "Story"

Joana Guimarães - "Story"

Conheça a Joana Guimarães

Joana Guimarães, de 26 anos, tem como formação o canto lírico e reside em Santo Tirso há 18 anos.

Entrevista Ricardo Lucas

Ricardo Lucas, CEO da Riluc, uma empresa de mobiliário que privilegia o design sediada na cidade de Santo Tirso e criada em 2009.

T - Food, Wine & Fun

O repórter Hélder Teixeira foi conhecer o T - Food, Wine & Fun, um restaurante com um conceito diferente e inovador em Santo Tirso.

Entrevista Tiago Araújo e Teresa Martins

Tiago Araújo, vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Santo Tirso, juntamente com a artesã, Teresa Martins, divulgaram a iniciativa “O comércio sai à rua” que visa em dinamizar o comércio local de Santo Tirso. As ruas vão contar com desfiles, atuações de música e dança.

Joana Guimarães - "Crazy in Love"

Joana Guimarães - "Crazy in Love"

Keep On Dancing - Atuação 2

Keep On Dancing - Atuação 2

Especial Verão - Santo Tirso, 31 de agosto, parte 3

Especial Verão - Santo Tirso, 31 de agosto, parte 3

Especial Verão - Santo Tirso, 31 de agosto, parte 2

Especial Verão - Santo Tirso, 31 de agosto, parte 2

Especial Verão - Santo Tirso, 31 de agosto, parte 1

Especial Verão - Santo Tirso, 31 de agosto, parte 1

Conheça o Daniel Carneiro Health & Fitness

Daniel Carneiro é dono de um espaço de Health & Fitness, um centro que promove o bem-estar físico e mental dos utentes. Houve ainda tempo para uma demonstração de pilates.

Entrevista Pedro Costa

Pedro Costa, proprietário do Café do Rio, promoveu o evento 'Todos ao Parque!', que faz parceria com a Câmara Municipal, e que vai decorrer na praia urbana de Santo Tirso entre os dias 11 e 15 de agosto. Desde a música à comédia, existe de tudo um pouco e animação não vai faltar de certeza.

Entrevista Jorge Machado

Jorge Machado, diretor da divisão de desporto da Câmara Municipal de Santo Tirso, promoveu a academia de futevólei, um projeto criado em conjunto com a Federação Nacional de Futevólei. Falou ainda sobre as atividades que vão decorrer até dia 30 de setembro, no Parque Urbano Sara Moreira, e que promovem a modalidade.

Castro do Monte Padrão

O réporter Hélder Teixeira foi conhecer o Castro do Monte Padrão, uma estação arqueológica situada num dos pontos mais altos de Santo Tirso. O local é ainda composto por um centro interpretativo onde pode aprender e identificar as diversas caraterísticas das ruínas.

Hostel 8 villas

Hélder Teixeira foi conhecer e experimentar um pouco do Hostel 8 villas. Um edifício histórico e que acolhe o primeiro restaurante de sushi de Santo Tirso.

Alex Ryu Jitsu : Defesa pessoal com armas

Alex Ryu Jitsu : Defesa pessoal com armas

Entrevista Joaquim Couto

Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, explicou como surgiu a praia urbana e falou ainda sobre o novo plano de mobilidade do concelho.

Daniel Carneiro Health & Fitness - Hip-hop

Daniel Carneiro Health & Fitness - Hip-hop

João Araújo - "Pica do 7"

João Araújo - "Pica do 7"

Entrevista Célia Antunes

Célia Antunes, do Serviço Juventude de Santo Tirso, promove o Water Slide Summer, um evento onde vai haver um escorrega aquático gigante, piscinas para os mais pequenos e ainda aulas de fitness. O espaço vai ser ainda animado por Dj's e vai-se realizar na rua do Picoto.

Conheça a Associação de Artes Marciais de Santo Tirso

Carlos Ramos, da Associação de Artes Marciais de Santo Tirso, explica a modalidade marcial Alex Ryu Jitsu e promove a mesma uma vez que é essencial para todos aprender a defender-se.

Conheça João Araújo

João Araújo fez parte de um grupo de música tradicional portuguesa e interpreta agora a solo vários temas portugueses e estrangeiros.

Entrevista Maria Lagoa

Maria Lagoa, campeã mundial de levantamento de peso, falou um pouco da sua carreira e mostrou as várias medalhas que já possui.

Confeitaria Moura

O repórter Hélder Teixeira foi até à confeitaria Moura provar os famosos jesuítas e limonetes e saber como são confecionados.

Entrevista Carlos Costa

Carlos Costa, dono do restaurante Excelência Wine House, apresenta três pratos da sua casa e promove ainda a carta que o estabelecimento tem com mais de 150 vinhos.

Especial Verão - Santo Tirso, 4 de agosto, parte 1

Especial Verão - Santo Tirso, 4 de agosto, parte 1

Especial Verão - Santo Tirso, 4 de agosto, parte 2

Especial Verão - Santo Tirso, 4 de agosto, parte 2

Especial Verão - Santo Tirso, 4 de agosto, parte 3

Especial Verão - Santo Tirso, 4 de agosto, parte 3

Fotos escolhidas a dedo

1/ 44

Por onde vamos andar

01 de Janeiro de 1970
Viana do Castelo
28 de Julho de 2017
Espinho
30 de Julho de 2017
Montalegre
31 de Julho de 2017
Montalegre