Colégios aceitam inscrições e vão contra decisão do Governo

| País
Porto Canal (AYQ)

Os colégios com contrato de associação, que perderam o financiamento, estão a manter as inscrições para o novo ano letivo e a aceitar alunos fora da freguesia do colégio. Desta forma, vão contra a decisão do Ministério da Educação (ME).

Os colégios aceitaram inscrições e assumem ter turmas cheias. Se o Governo não financiar as mesmas, muitos dos privados irão assumir os custos e colocar o Estado em tribunal. Há também pais sobreaviso, no caso dos colégios não se predisporem a assumir os custos, para o facto de terem de pagar o colégio do próprio bolso. Em declarações ao Diário de Notícias, o ME referiu que vai financiar apenas as turmas que já tinham contrato assinado, “nos restantes casos, o Estado não assegura financiamento de turmas de início de ciclo em colégios", refere.

O problema nasce do pressuposto dos colégios pensarem que os contratos assinados com o antigo Governo ainda estão em vigor. No entanto, a abertura de turmas de início de ciclo está dependente de avaliação anual.

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) mostra-se apreensiva perante o cenário: ”sobre a situação de um conjunto expressivo de alunos cujo futuro é ainda incerto e sobre o futuro também de centenas de profissionais docentes e não docentes".

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.