CGD: CDS-PP quer Governo no parlamento a 08 de setembro para explicar recapitalização

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 ago (Lusa) - O CDS-PP defendeu hoje que o Governo deve dar explicações aos portugueses sobre o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e vai chamar o ministro das Finanças à comissão permanente do parlamento de 08 de setembro.

"Agora que há um acordo com a Comissão Europeia é fundamental que o Governo venha dar uma explicação aos portugueses sobre o que é que vai acontecer no plano da Caixa Geral de Depósitos. Por isso mesmo chamaremos o Governo à próxima reunião que vai acontecer no dia 08 de setembro aqui no plenário da Assembleia da República", disse aos jornalistas o deputado Pedro Mota Soares, nos Passos Perdidos da Assembleia da República.

Na opinião do centrista, são precisas "explicações sobre o que é que este acordo contém" questionando, por exemplo, se vai haver redução de balcões, de funcionários ou se vai ser vendida uma parte do negócio do banco público.

"O Governo já acordou com Bruxelas, mas ainda não disse em Portugal o que é que acordou. Deve ser o ministro das Finanças a vir ao parlamento explicar o que é vai acontecer na Caixa Geral", referiu.

O Ministério das Finanças indicou hoje que o acordo que estabeleceu com a Comissão Europeia para recapitalização da CGD "assenta num plano de negócio que garante a competitividade" do banco.

JF (EO) // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.