Situação está controlada em S. Pedro do Sul, diz autarca

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 ago (lusa) - O presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, afirmou hoje que, "neste momento, a situação está controlada" relativamente ao incêndio que atingiu o concelho.

"Neste momento, a situação está controlada, o que não significa que não haja reacendimentos" nas próximas horas, afirmou o autarca cerca das 23:30, mostrando-se prudente em relação ao evoluir da situação.

Contactado por telefone a partir de Lisboa, Vítor Figueiredo disse que visitou toda a área circundante e que viu apenas dois pequenos focos de incêndio, estando os bombeiros no local.

Segundo o autarca, um dispositivo de combate ao incêndio vai manter-se no local. "Vai tudo depender do vento, vamos ver", afirmou.

Em declarações feitas ao final da tarde aos jornalistas, Vítor Figueiredo indicou que "o fogo veio do concelho de Arouca", distrito de Aveiro, e "entrou na segunda-feira no concelho de S. Pedro do Sul", no distrito de Viseu.

"Os primeiros quatro dias foram muito maus, porque não tivemos qualquer tipo de apoio", lamentou o autarca, considerando que estas situações "não podem voltar a acontecer".

"O concelho de S. Pedro do Sul tem 250 quilómetros quadrados. A área que está ardida é muito grande, provavelmente equiparada a um terço ou um quarto de todo o nosso concelho", disse também na mesma ocasião.

EO (AMF) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.