Pinhel protesta contra eventual fecho de repartição de finanças

| País
Porto Canal / Agências

Pinhel, 28 out (Lusa) - A Comissão de Utentes de Defesa dos Serviços Públicos do Concelho de Pinhel promoveu hoje uma ação de protesto e de recolha de assinaturas pela manutenção da repartição de finanças local.

A ação de protesto, realizada durante a manhã de hoje junto das instalações da repartição de finanças de Pinhel, contou com a participação de cerca de 50 pessoas e deu início a uma iniciativa de recolha de assinaturas em todas as freguesias do concelho, segundo a organização.

Sílvia Cura, porta-voz da Comissão de Utentes de Defesa dos Serviços Públicos do Concelho de Pinhel, disse à agência Lusa que a iniciativa foi realizada com o objetivo de defender o serviço de finanças local, pois o seu eventual encerramento "será péssimo" para o concelho.

De acordo com o mapa da alegada reorganização dos serviços de finanças, divulgado recentemente pelo jornal Diário de Notícias, vão encerrar no distrito da Guarda as repartições de Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Manteigas, Mêda, Pinhel, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.

A confirmar-se a notícia, ficam apenas em funcionamento as repartições de finanças de Guarda, Seia, Gouveia e Sabugal.

"Se encerrar [a repartição de finanças de Pinhel], será péssimo, porque as pessoas vão ser obrigadas a percorrer cerca de 50 quilómetros para a Guarda para tratarem dos assuntos tributários e a rede de transportes não é a melhor", denunciou Sílvia Cura.

Segundo a responsável, o serviço tem atualmente cerca de oito funcionários e, em caso de fecho, "são postos de trabalho que se perdem" em Pinhel, um concelho do interior do país onde o emprego escasseia.

A população local, por ser "envelhecida e não se poder deslocar em veículo próprio" para outros locais da região, necessita de ter os serviços públicos na sede de concelho, defende.

Pinhel opõe-se "ao encerramento, à privatização ou a qualquer diminuição do serviço" de finanças, assegurou à Lusa a porta-voz da Comissão de Utentes.

A recolha de assinaturas hoje iniciada será prolongada nos próximos dias "em cada freguesia do concelho de Pinhel".

Caso o Governo decida pelo fecho da repartição de finanças, a Comissão de Utentes de Defesa dos Serviços Públicos do Concelho de Pinhel fará chegar o abaixo-assinado "a quem de direito", mostrando "o descontentamento de toda a população" e promoverá outras ações de rua, garantiu a responsável.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.