Conselho de Segurança da ONU vai reunir hoje para discutir situação na RD Congo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 28 out (Lusa) -- O Conselho de Segurança da ONU vai reunir hoje de emergência para discutir novos confrontos no leste da República Democrática do Congo, durante os quais um capacete azul foi morto.

A reunião foi pedida por França.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou a morte de um capacete azul, originário da Tanzânia, numa ofensiva das tropas da República Democrática do Congo contra rebeldes do M23 a norte da cidade de Goma.

Os rebeldes do M23 - um grupo que os peritos da ONU alegam ser apoiados pelo Ruanda e pelo Uganda, uma acusação que os dois países refutam - têm estado a combater contra as forças governamentais no leste do Congo desde março de 2012 e os novos confrontos surgiram depois das negociações de paz em Kampala terem praticamente colapsado.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.