Zonas altas de Amares sofrem cortes diários de água. Moradores e restauração fortemente afetados

Zonas altas de Amares sofrem cortes diários de água. Moradores e restauração fortemente afetados
| Norte
Porto Canal (IYM)

As zonas altas de Amares estão a sofrer cortes diários de água. A Câmara Municipal justifica a medida com o “elevado” consumo de água registado nos meses de calor mas os moradores estão revoltados com a situação. Os negócios de restauração estão também a ser fortemente afetados.

(Em atualização)

O restaurante Mira Mar na localdidade de Rendufe, em Amares, disse ao Porto Canal que a partir das 14h00 "o serviço torna-se complicado, uma vez que deixa de haver água para lavar os pratos, fazer as limpezas e tirar os cafés". Fonte do restaurante explicou ainda que para lavar os pratos é preciso "esperar até que haja água novamente" e para servir cafés "tenta-se usar a água de reserva nos canos". No entanto, o serviço está "a ser fortemente prejudicado devido à falta de água".

O jornal O Minho avança que o abastecimento de água às zonas mais altas do concelho de Amares está a sofrer cortes diários, das 15h00 às 17h00 e entre as 23h00 e as 5h00 e que os moradores estão revoltados com a situação que acontece “todos os anos”.

O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, disse ao jornal mencionado que “nesta altura, com o regresso dos emigrantes, gasta-se muita água e há dificuldades em fazê-la chegar às zonas mais altas, mas os cortes só acontecem em período delimitados e, em princípio, de menor consumo. As pessoas já sabem dessas dificuldades e devem precaver-se”. O autarca explicou ainda que “o problema não é novo” e que a solução passaria por um investimento de 1 milhão de euros.

O restaurante Mira Mar admite que já fez queixa à Câmara Municipal de Amares mas que a situação "se repete todos os anos".

O Porto Canal obteve a informação, junto do gabinete do Presidente, de que este estaria, durante a tarde desta terça-feira, a visitar os depósitos de água da zona.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.