Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Zonas altas de Amares sofrem cortes diários de água. Moradores e restauração fortemente afetados

Zonas altas de Amares sofrem cortes diários de água. Moradores e restauração fortemente afetados
| Norte
Porto Canal (IYM)

As zonas altas de Amares estão a sofrer cortes diários de água. A Câmara Municipal justifica a medida com o “elevado” consumo de água registado nos meses de calor mas os moradores estão revoltados com a situação. Os negócios de restauração estão também a ser fortemente afetados.

(Em atualização)

O restaurante Mira Mar na localdidade de Rendufe, em Amares, disse ao Porto Canal que a partir das 14h00 "o serviço torna-se complicado, uma vez que deixa de haver água para lavar os pratos, fazer as limpezas e tirar os cafés". Fonte do restaurante explicou ainda que para lavar os pratos é preciso "esperar até que haja água novamente" e para servir cafés "tenta-se usar a água de reserva nos canos". No entanto, o serviço está "a ser fortemente prejudicado devido à falta de água".

O jornal O Minho avança que o abastecimento de água às zonas mais altas do concelho de Amares está a sofrer cortes diários, das 15h00 às 17h00 e entre as 23h00 e as 5h00 e que os moradores estão revoltados com a situação que acontece “todos os anos”.

O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, disse ao jornal mencionado que “nesta altura, com o regresso dos emigrantes, gasta-se muita água e há dificuldades em fazê-la chegar às zonas mais altas, mas os cortes só acontecem em período delimitados e, em princípio, de menor consumo. As pessoas já sabem dessas dificuldades e devem precaver-se”. O autarca explicou ainda que “o problema não é novo” e que a solução passaria por um investimento de 1 milhão de euros.

O restaurante Mira Mar admite que já fez queixa à Câmara Municipal de Amares mas que a situação "se repete todos os anos".

O Porto Canal obteve a informação, junto do gabinete do Presidente, de que este estaria, durante a tarde desta terça-feira, a visitar os depósitos de água da zona.

+ notícias: Norte

Vouzela: o que dizem os sobreviventes

Oito pessoas morreram na freguesia de Ventosa, em Vouzela. Numa altura em que a população se começa a reerguer após as chamas, o Porto Canal foi ao encontro dos sobreviventes do incêndio de segunda-feira.

Filho morre e pai fica gravemente ferido em acidente na Trofa

Um jovem com cerca de 20 anos morreu e um homem ficou gravemente ferido após um acidente entre um veiculo ligeiro e um pesado, na rua da Industrias, Lantemil, Trofa, na tarde desta sexta-feira, apurou o Porto Canal no local e junto de fonte dos Bombeiros Voluntários da Trofa.

Bragança reivindica aeroporto regional

A associação RIONOR em Bragança reinvidica a necessidade de transformar o aeródromo da cidade em aeroporto regional. Um tema que esteve em discussão no mais recente Concelho Raiano sobre Mobilidade e Coesão Transfronteiriça e que aconteceu do lado espanhol, em Alcanices. Para além do tema do aeroporto, também as acessibilidades, por exemplo à futura estação do Ave foi um dos temas abordados.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Consultório

Como prevenir a gripe - medicamentos e...

Nota Alta

Mazgani - "The Faintest Light"