Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Zonas altas de Amares sofrem cortes diários de água. Moradores e restauração fortemente afetados

Zonas altas de Amares sofrem cortes diários de água. Moradores e restauração fortemente afetados
| Norte
Porto Canal (IYM)

As zonas altas de Amares estão a sofrer cortes diários de água. A Câmara Municipal justifica a medida com o “elevado” consumo de água registado nos meses de calor mas os moradores estão revoltados com a situação. Os negócios de restauração estão também a ser fortemente afetados.

(Em atualização)

O restaurante Mira Mar na localdidade de Rendufe, em Amares, disse ao Porto Canal que a partir das 14h00 "o serviço torna-se complicado, uma vez que deixa de haver água para lavar os pratos, fazer as limpezas e tirar os cafés". Fonte do restaurante explicou ainda que para lavar os pratos é preciso "esperar até que haja água novamente" e para servir cafés "tenta-se usar a água de reserva nos canos". No entanto, o serviço está "a ser fortemente prejudicado devido à falta de água".

O jornal O Minho avança que o abastecimento de água às zonas mais altas do concelho de Amares está a sofrer cortes diários, das 15h00 às 17h00 e entre as 23h00 e as 5h00 e que os moradores estão revoltados com a situação que acontece “todos os anos”.

O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, disse ao jornal mencionado que “nesta altura, com o regresso dos emigrantes, gasta-se muita água e há dificuldades em fazê-la chegar às zonas mais altas, mas os cortes só acontecem em período delimitados e, em princípio, de menor consumo. As pessoas já sabem dessas dificuldades e devem precaver-se”. O autarca explicou ainda que “o problema não é novo” e que a solução passaria por um investimento de 1 milhão de euros.

O restaurante Mira Mar admite que já fez queixa à Câmara Municipal de Amares mas que a situação "se repete todos os anos".

O Porto Canal obteve a informação, junto do gabinete do Presidente, de que este estaria, durante a tarde desta terça-feira, a visitar os depósitos de água da zona.

+ notícias: Norte

Direção Geral de Alimentação e Veterinária deteta trichinella em javalis caçados em Trás-os-Montes

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) detetou trichinela em javalis caçados em montarias nos concelhos da região de Trás-os-Montes. O consumo de carne dos animais infetados tem risco para a saúde humana por isso todos os javalis abatidos têm de ser submetidos à análise da doença.

Ranking mundial mostra que é mais fácil circular em Lisboa e Guimarães do que no Porto

É no Porto que se perde mais tempo no trânsito... Um ranking internacional revala que conduzir na cidade do Porto à hora de ponta pode ser um verdadeiro teste à paciência dos automobilistas, que ficam muitas vezes bloqueados em longas filas, onde a velocidade de circulação é extremamente baixa.

Últimos minutos de vida de Camilo Castelo Branco retratados em peça de teatro no Porto

Os últimos minutos de vida de Camilo Castelo Branco são recriados numa peça em cena no Teatro Nacional São João, no Porto. Chama-se 'A longa noite de Camilo' e estreia na próxima quarta-feira, dia 28 de fevereiro.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.