Conselho Europeu discute reforço da cooperação para evitar novas tragédias em Lampedusa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 25 out (Lusa)- Os líderes europeus vão discutir hoje os fluxos migratórios na União Europeia e o reforço da cooperação e das políticas de asilo, na sequência dos naufrágios recorrentes em Lampedusa, que nos últimos anos causaram várias centenas de mortes.

A sessão de trabalho agendada para depois das 09:00 (08:00 em Lisboa), e que encerrará os trabalhos do Conselho Europeu, será dedicada à preparação da cimeira da Parceria para o Leste, a 28 e 29 de novembro, em Vilnius, e aos problemas de imigração em Lampedusa.

Na quinta-feira, depois do início do Conselho Europeu, em Bruxelas, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, desafiou os dirigentes europeus a darem provas de "solidariedade europeia" na revisão da política de asilo na Europa.

Também o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, defendeu que os 28 devem dar uma resposta rápida e concreta para evitar que as mortes de imigrantes que tentam chegar à Europa se repitam.

Já na madrugada de sexta-feira, em conferência de imprensa, o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, revelou que os Estados-membros acordaram em aumentar a canalização de fundos comunitários para a economia digital e que reiteraram o compromisso para implementar a união bancária no calendário previsto.

ATF/ACC// JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.