Dezanove concelhos do país em risco 'Máximo' de incêndio

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 jul (Lusa) -- Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Leiria, Guarda, Aveiro, Porto e Braga apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou em risco 'Máximo' de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Miranda do Corvo (Coimbra), Trancoso (Guarda), São Pedro do Sul (Viseu), Castelo de Paiva, Arouca (Aveiro), Valongo (Porto) e Póvoa do Lanhoso (Braga).

Em risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente continuação de tempo quente com céu geralmente limpo, vento fraco, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h), de nordeste nas terras altas do norte e centro e de sueste na costa sul do Algarve até final da manhã, e de noroeste durante a tarde no litoral oeste e neblina matinal no litoral a norte do cabo da Roca.

Na Madeira prevê-se céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade nas vertentes norte e na ilha do Porto Santo até final da manhã e a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de nordeste, soprando moderado a forte do quadrante leste em alguns locais das zonas montanhosas até ao início da manhã, pequena subida da temperatura mínima e da máxima.

Para os Açores, está previsto períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos e vento nordeste bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 23 e 26 graus Celsius, no Porto entre 19 e 32, em Braga entre 17 e 29, em Vila Real entre 19 e 35, em Viseu entre 19 e 36, em Bragança entre 16 e 35, na Guarda entre 17 e 32, em Coimbra entre 18 e 38, em Leiria entre 16 e 34, em Castelo Branco entre 23 e 38, em Portalegre entre 24 e 38, em Santarém entre 20 e 41, em Évora entre 19 e 40, em Beja entre 20 e 40, em Faro entre 23 e 33, no Funchal entre 20 e 29, em Ponta Delgada entre 21 e 26, na Horta entre 21 e 27 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.