Ministra das Finanças ouvida pela terceira vez a 28 de Novembro na Comissão Parlamentar de Inquérito das swap

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 out (Lusa) - A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, vai ser ouvida pela terceira vez na Comissão Parlamentar de Inquérito que está a analisar a contratação de contratos de gestão de risco financeiro ('swap') no dia 28 de novembro.

A data da audição da ministra das Finanças foi acordada esta quarta-feira quando Maria Luís Albuquerque veio ao parlamento para apresentar na comissão de orçamento, finanças e administração pública a proposta de Orçamento do Estado para 2014.

Esta será a terceira vez que a governante será ouvida na comissão. A primeira foi a 25 de junho, então ainda como secretária de Estado do Tesouro, quando inaugurou as audições desta comissão de inquérito como membro do Governo com a tutela do Setor Empresarial do Estado.

Maria Luís Albuquerque voltou à comissão a 30 de julho, já como ministra das Finanças, para esclarecer alegadas incongruências nas suas afirmações sobre o conhecimento que tinha dos problemas com este tipo de contratos e a informação que disse ter à data da sua entrada no Governo.

O Partido Socialista (PS) e o Bloco de Esquerda (BE) exigiram na altura a presença da ministra para explicar, em particular, uma troca de emails que ficou conhecida com o ex-diretor-geral do Tesouro e Finanças, Pedro Felício, onde este lhe enviava listas de contratos problemáticos, com os seus valores de mercado e onde já alertava para problemas nas empresas públicas com estes contratos.

A 28 de novembro, a ministra das Finanças voltará à comissão para presumivelmente fechar os trabalhos no Parlamento.

NM/(IM)// VC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.