UE/Cimeira: Barroso sublinha privacidade como direito fundamental na UE

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 24 out (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, sublinhou hoje, em Bruxelas, que, na União Europeia, o direito à privacidade é "fundamental", respondendo a uma questão sobre novas suspeitas de espionagem dos EUA a líderes europeus.

"Nós consideramos, na Europa, o direito ao respeito pela vida privada como um direito fundamental", disse José Manuel Durão Barroso, numa conferência de imprensa após a Cimeira Social Tripartida, após ser questionado sobre eventual escutas - por parte das autoridades norte-americanas a organizações e personalidades internacionais, nomeadamente a chanceler alemã, Angela Merkel.

"Soubemos até recentemente o que é o totalitarismo e o que é a intromissão do Estado na vida privada", sublinhou, exemplificando com a ação da polícia política na ex-República Democrática da Alemanha que "espiava as pessoas quotidianamente".

A questão das escutas norte-americanas a personalidades europeias entrou na agenda da cimeira europeia, que decorre hoje e sexta-feira, em Bruxelas, tendo o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, confirmado que o tema vai ser discutido ao mais alto nível.

O Governo alemão anunciou, na quarta-feira à noite, que o telemóvel da chanceler "poderá ter sido vigiado pelos serviços secretos norte-americanos".

Merkel pediu de imediato explicações ao Presidente Barack Obama, que lhe garantiu que os Estados Unidos não vigiavam as comunicações da chanceler.

Em França, de acordo com o diário Le Monde, que citou documentos do ex-consultor da agência de segurança nacional dos Estados Unidos (NSA) Edward Snowden, foram efetuados 70,3 milhões de registos de dados telefónicos de franceses, entre 10 de dezembro de 2012 e 08 de janeiro passado.

O diretor dos serviços de informações norte-americanos, James Clapper, disse duvidar destes artigos.

IG (EJ) // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.