Autárquicas: Candidato do BE/Porto quer solução para "milhares de famílias" sem água

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 31 mai (Lusa) -- O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara do Porto, José Soeiro, afirmou hoje que "há milhares de famílias" na cidade sem água e propôs que o fornecimento seja reatado mediante a negociação de um plano de pagamento "comportável".

Depois de uma visita ao bairro do Lagarteiro, no Porto, José Soeiro afirmou à agência Lusa que neste bairro "há mais de uma centena de famílias a quem foi cortada a água", significando que "em pleno século XXI não têm acesso àquilo que é considerado um direito humano básico".

Segundo o candidato, estes cortes existem "porque, com o aumento das dificuldades (...), as pessoas têm rendimentos muito baixos e, com acumulação de juros, que dobram o valor, não têm como pagar".

O partido propõe que se proceda "rapidamente" à suspensão dos despejos e dos cortes de água e de luz, não submetendo as pessoas a juros "incomportáveis", mas que "seja negociada uma quantia que elas possam ir pagando na medida das suas disponibilidades e do seu rendimento".

O candidato referiu que os 10 milhões de euros que a autarquia "retirou" à Águas do Porto, por "entender que a empresa tinha capital a mais", seriam "mais que suficientes" para "garantir" que não fosse cortada a água a ninguém. José Soeiro acrescentou que se vai reunir com a administração da empresa municipal para "tentar arranjar uma solução".

"Não se pode pedir, como hoje nos relataram aqui no bairro, que uma família que tem 180 euros de rendimento mensal disponível pague como sinal para água voltar a ser ligada 600 euros, porque, simplesmente, essa família não tem esse dinheiro", criticou Soeiro.

MAZM/JGJ // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.