Nice/Atentado: PR dirige "mensagem de amizade e coragem" aos portugueses na cidade

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 jul (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dirigiu hoje uma "mensagem de amizade e coragem" a todos os portugueses que se encontram na cidade francesa de Nice, onde ocorreu um atentado na quinta-feira, destacando o cidadão ferido.

"O Presidente da República, estando a acompanhar com preocupação e solidariedade a situação da comunidade portuguesa em Nice envia uma mensagem de amizade e coragem para com todos os portugueses que se encontram naquela cidade neste momento de dor, especialmente ao cidadão de nacionalidade portuguesa que foi ferido na sequência do bárbaro ataque de ontem", refere uma mensagem publicada no site da Presidência da República.

Nesta segunda mensagem sobre o atentado de Nice (a primeira, uma mensagem de condolências ao presidente francês, foi colocada no site www.presidencia.pt na quinta-feira à noite), Marcelo dirige-se especialmente ao cidadão português que se sabe ter sido ferido neste ataque.

"Para ele e toda a sua família uma palavra de sentida comoção e o apoio, confiante na rápida recuperação da sua situação clínica", refere o chefe de Estado.

Pelo menos um cidadão português ficou ferido na sequência do ataque registado na quinta-feira à noite, na cidade francesa de Nice, confirmou hoje o Governo.

Segundo o assessor de imprensa do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, trata-se de um homem, que está hospitalizado, na zona de Nice, e que vai ser operado a uma perna esta tarde.

Pelo menos nove das 84 vítimas mortais de um camião que embateu contra a multidão, que, na quinta-feira à noite, festejava um feriado nacional na cidade francesa de Nice, são estrangeiras. Para já, não foi identificado nenhum cidadão português entre as vítimas mortais.

Um camião atingiu na quinta-feira à noite uma multidão em Nice, na Promenade des Anglais, quando decorria um fogo-de-artifício para celebrar o dia de França.

O último balanço das autoridades francesas aponta para 84 mortos e uma centena de feridos, 18 dos quais continuam em estado considerado crítico. O condutor do camião foi abatido pela polícia.

As autoridades francesas já consideraram estar perante um atentado e o Presidente de França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado. França decretou luto nacional de três dias.

A autoria do ataque ainda não foi reivindicada.

SMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Helicóptero com Presidente iraniano a bordo despenha-se no norte do país

Um helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, esteve este domingo envolvido num acidente no norte do país, segundo a imprensa local, que refere que o aparelho se terá despenhado.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.