Rui Moreira toma hoje posse no Porto com acordo firmado com PS

Rui Moreira toma hoje posse no Porto com acordo firmado com PS
| Política
Porto Canal

O primeiro independente eleito presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, toma hoje posse depois de alcançar com o PS um acordo para a governabilidade do município, sucedendo a 12 anos de coligação PSD/CDS liderada por Rui Rio.

Numa cerimónia que conta com a presença do socialista António Costa, reeleito presidente da Câmara de Lisboa nas autárquicas de setembro, o empresário de 57 anos vai ser empossado pelas 16:00 nos Paços do Concelhos por um dos mandatários da sua candidatura, o atual presidente da Assembleia Municipal do Porto, Valente de Oliveira (PSD).

O pacto com os socialistas inclui a atribuição de "pelouros a vereadores eleitos pelo PS" mas a distribuição de funções só será anunciada na segunda-feira, na primeira reunião do executivo.

Moreira, que já anunciou querer assumir a pasta da Economia e o regresso do pelouro da Cultura, optou por atribuir a vice-presidência da autarquia à número três da lista, Guilhermina Rego, vereadora de Rui Rio até ao fim do mandato, que em agosto anunciou desfiliar-se do PSD para integrar as listas do independente.

Da lista de vereadores de Moreira fazem ainda parte Sampaio Pimentel, do CDS, Paulo Cunha e Silva (ex-programador da Porto 2001), Filipe Araújo (deputado na Assembleia Municipal do Porto entre 2005 e 2009) e Cristina Pimentel (vereadora do PS na autarquia durante o primeiro mandato de Rio, entre 2002 e 2005).

O ex-presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto e da Associação Comercial do Porto, que durante a campanha contou com o apoio do CDS e de notáveis do PSD, obteve nas autárquicas de 29 de setembro 39,25 % dos votos, contra 22,68% do PS e 21,06% da coligação liderada pelo PSD, cujos candidatos eram Manuel Pizarro e Luís Filipe Menezes, respetivamente.

A possibilidade de "fazer diferente" a partir do Porto e a importância de criar "pela primeira vez" um município livre de "peias partidárias" para "fazer sempre as mesmas exigências, dar o exemplo e ser uma voz" foram destacados pelo independente, que tem que resolver com o Governo os impasses da Sociedade de Reabilitação Urbana e dos terrenos do aeroporto do Porto.

Para Miguel Sousa Tavares, a vitória de Moreira "foi um exemplo para Portugal", porque "entre a demagogia e o juízo" acharam que "era melhor o juízo".

De acordo com o comentador político, o rigor das contas é essencial porque Moreira tem de fazer aquilo de que Portugal precisa: "bem e melhor com menos dinheiro".

Para os politólogos António Costa Pinto e Carlos Jalali, um dos principais desafios do independente é adquirir experiência política para gerir um quotidiano autárquico partidarizado.

A cerimónia de tomada de posse está marcada para as 16:00 no edifício da Câmara do Porto.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.