Falta de verbas leva dois hospitais de Viana do Castelo à rutura

| Norte
Porto Canal (DYM)

A falta de verbas no Hospital de Santa Luzia em Viana do Castelo e no Hospital Conde de Bertiandos em Ponte de Lima, estão a pôr em causa os cuidados de saúde dos utentes. Em entrevista ao Porto Canal, o autarca de Viana do Castelo e presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, José Maria Costa fala sobre um subfinanciamento à Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) que causa uma quebra nos recursos humanos.

"Neste momento há um subfinanciamento à ULSAM do Alto Minho, os nosso utentes recebem menos 60 euros do que nas outras regiões do país e isso traduz-se num orçamento da ULSAM com menos oito milhões de euros. Menos oito milhões de euros significa que há menos investimento, há menos recursos humanos", afirma José Maria Costa.

O autarca garante que as equipas médicas e de enfermagem têm feito um grande esforço para responder aos utentes da melhor forma possível mas as condições não são as melhores.

A reunião com o Ministro da Saúde esta agendada para dia 6 de Julho e o autarca quer repor a "justiça" no financiamento atribuído por utente à ULSAM do Alto Minho.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.