Prestadores de Cuidados de Saúde denunciam "colapso financeiro" na ARS Norte

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde disse hoje que a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte está em "colapso financeiro", tendo já falhado pagamentos relativos a meios complementares de diagnóstico.

Em resposta, a ARS Norte assume ter tido "alguns constrangimentos de ordem financeira" no início do ano e garante que "grande parte da faturação em atraso já foi liquidada, prevendo-se para breve o pagamento na sua totalidade".

"A ARS Norte deixou de cumprir os compromissos relativos à faturação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) do setor convencionado com o Serviço Nacional de Saúde (SNS)", acusa hoje, em comunicado, a Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS).

Segundo a federação, "a ARS Norte e a Unidade Local de Saúde (ULS) Alto Minho falharam, em 31 de maio passado, o pagamento às instituições bancárias a que estavam obrigadas" e que financiam as faturas de exames e tratamentos nas clínicas convencionadas.

Na ausência de "qualquer previsão de regularização da situação", diz a federação que "um dos principais bancos do sistema já avisou as clínicas convencionadas que deixaria de financiar as faturas da responsabilidade da ARS Norte e da ULS Alto Minho".

"Isto terá imediatas repercussões dramáticas na tesouraria destas empresas", defende a federação segundo a qual a situação "poderá pôr em causa o acesso da população à rede de MCDT Convencionados".

A FNS refere ainda que "todo o setor teme o efeito dominó que poderá fazer perigar, a curto prazo, o financiamento das restantes ARS e fazer colapsar todo o sistema".

Contactada pela Lusa, a ARS Norte informou que o presidente do Conselho Diretivo "definiu como prioridade do seu mandato, a sustentabilidade da Instituição de modo a que nunca fosse colocada em causa a prestação de cuidados aos cidadãos".

Referiu também ser este o motivo pelo qual pode hoje garantir não só "maior e melhor acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde", mas também "o cumprimento com os encargos dos mesmos decorrentes".

A ARS Norte salientou ainda defender a "cultura de proximidade e de diálogo, quer com as instituições que estão na direta dependência do Serviço Nacional de Saúde, quer com os demais prestadores -- convencionados e outros com os quais mantém acordos de prestação de serviços".

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.