Falta de acompanhamento familiar motivou 60% dos acolhimentos em instituições

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 Jun (Lusa) -- A maioria (60%) das situações de acolhimento de menores em instituições em 2015 foi motivada por "falta de acompanhamento familiar", em que a criança ficou entregue a si própria por "largos períodos de tempo", segundo um relatório hoje divulgado.

Já 33% das 8.600 situações de acolhimento deveram-se à exposição da criança "a modelos parentais desviantes", revela o Relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens -- CASA 2015, a que a agência Lusa teve acesso.

A terceira maior problemática centra-se ao nível da negligência dos cuidados de educação (32%) e saúde (30%), em que se verifica uma ausência de cuidados de rotina necessários ao "são desenvolvimento" da criança.

O relatório do Instituto da Segurança Social assinala ainda o aumento dos comportamentos de risco da criança/jovem face a 2014, que motivaram 15,5% dos internamentos, e a diminuição (1%) dos casos de mau trato físico.

Analisando as medidas em meio natural de vida anteriores à situação de acolhimento, verificou-se que 4.255 crianças e jovens (49,5%) já tinham sido alvo destas medidas, mais 330 face a 2014.

Destes, 3.430 tinham recebido apoio junto dos pais, 851 apoio junto de outro familiar, 157 tinham sido confiados "a pessoa idónea" e seis tiveram "apoio para autonomia de vida".

Perante estes dados, o documento afirma que, "mais uma vez, poderão levantar-se questões sobre a eficácia das medidas em meio natural de vida e sobre o real investimento que nelas é efetuado, quer sob o ponto de vista do acompanhamento técnico, quer na intervenção desenvolvida".

"Eventualmente, poderá ter existido desadequação na definição dos planos de intervenção definidos, dificuldades na sua implementação e nos apoios efetivamente prestados às crianças, jovens e respetivas famílias", explica.

Do total de crianças acolhidas, 3.100 (36%, mesma percentagem que em 2014) já tinham vivenciado experiências de acolhimento noutros locais.

Segundo o relatório, 2.484 (80,1%) estão atualmente na segunda resposta, 476 (15,4%) na terceira e 140 (4,5%) estão na quarta, quinta ou sexta resposta de acolhimento, sendo na faixa etária dos 15 aos 17 anos que se regista o maior número desta última situação.

Para os autores do documento, estes dados, além de "inquietantes, por supor que estas crianças e jovens, ao longo do seu crescimento, foram expostos a várias mudanças e sujeitos a inúmeras ruturas", permitem prever "as sérias complicações relacionais e de vinculação que isso acarreta nas diversas etapas do seu desenvolvimento, na construção da sua identidade e personalidade, e no desenvolvimento do sentido de pertença".

A maioria das crianças (7.685) já tem definido o seu projeto de vida, continuando a prevalecer a "autonomização" e a "reintegração na família nuclear" com um peso, respetivamente, de 33% (32% em 2014) e de 31,4% (30% em 2014).

O projeto de vida "adoção" foi definido para 882 crianças (10,3%), o "acolhimento permanente" para 7,8%, a integração na família alargada" para 5,5%, a "confiança à guarda de terceira pessoa, tutela, regulação do exercício das responsabilidades parentais" para 1% e o "apadrinhamento civil" para 0,4% dos menores.

HN // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.