Recuperados corpos de 43 das 49 vítimas de acidente aéreo no Laos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 21 out (Lusa) -- As equipas de resgate recuperaram os corpos de 43 das 49 pessoas, entre membros da tripulação e passageiros de 11 nacionalidades, que morreram num acidente aéreo no sul do Laos, na passada quarta-feira, indicaram hoje fontes oficiais.

Num comunicado citado pela agência Efe, a companhia Lao Airlines, proprietária do avião que se despenhou na quarta-feira, informa que foram encontrados, esta manhã, dois corpos no rio Mekong à sua passagem por Ban Vattath, localidade situada a 25 quilómetros do local do sinistro.

Outros três cadáveres foram descobertos na tarde de domingo, de acordo com uma nota anterior emitida pela transportadora aérea, na qual se assinalava que as equipas forenses laosianas prosseguiam com o trabalho de identificação das vítimas do acidente, com a ajuda de peritos tailandeses.

O avião transportava 16 laosianos, sete franceses, seis australianos, cinco tailandeses, três coreanos, três vietnamitas, um norte-americano, um chinês, um malaio e um taiwanês.

A bordo estavam também cinco tripulantes, todos laosianos, exceto um dos pilotos, de nacionalidade cambojana, informou a companhia aérea.

O QV301, uma aeronave da construtora franco-italiana ATR, despenhou-se num troço do rio Mekong quando se aproximava do aeroporto de Pakse, capital da província de Champassak, uma hora e 15 minutos depois de levantar voo de Vienciana.

A companhia atribuiu o acidente às condições meteorológicas "extremamente más" e à chuva intensa causada pelo tufão "Nari", que entrara na véspera no Vietname a caminho do Laos e da Tailândia.

DM (FPA) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.