Brexit: PM do Japão diz que incerteza ainda persiste nos mercados

Brexit: PM do Japão diz que incerteza ainda persiste nos mercados
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, advertiu hoje que a "incerteza" ainda persiste nos mercados após o "Brexit" e destacou a importância de se acompanhar de perto a evolução a fim de garantir a estabilidade.

"A incerteza e o receio de riscos [que o "Brexit" implica] permanecem nos mercados. É importante continuar a tentar estabilizá-los", disse Abe, no final de uma reunião entre membros do seu Executivo e do Banco do Japão para analisar o atual panorama.

Contudo, o primeiro-ministro, que convocou o encontro antes da abertura da bolsa de Tóquio, quis enviar uma mensagem tranquilizador aos investidores japoneses.

"Precisamos seguir com atenção o que sucede [na bolsa de Tóquio]. Devemos tomar todas as medidas possíveis para prevenir todo o impacto negativo na economia nipónica, especialmente no que se refere às pequenas e médias empresas", afirmou o chefe de Governo, em declarações reproduzidas pela agência Kyodo.

O vice-governador do Banco do Japão, Hiroshi Nakaso, explicou após o encontro que Abe pediu à instituição um compromisso para garantir a liquidez do mercado.

O ministro das Finanças japonês, Taro Aso, também participou na reunião e disse, por seu lado, que o mercado de divisas recuperou estabilidade depois do comunicado conjunto publicado pelo G7, na passada sexta-feira, após conhecida a vitória do "Brexit" no referendo.

A bolsa de Tóquio, que perdeu 7,92% na sexta-feira, na sequência do referendo em que os britânicos escolheram sair da União Europeia, abriu hoje em alta.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.