Detido homem com armas e explosivos antes de desfile Gay Pride em Los Angeles

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Los Angeles, Estados Unidos, 12 jun (Lusa) -- Um homem com um arsenal de armas e explosivos foi detido pela polícia perto de Los Angeles, algumas horas antes do desfile Gay Pride e após um massacre num clube noturno gay em Orlando, indicaram as autoridades.

"Um homem foi detido em Santa Monica", localidade costeira ao lado de Los Angeles, hoje de manhã, "na posse de armas e outros materiais perigosos", segundo um comunicado da polícia do condado de Los Angeles.

"Qualquer possível ligação do indivíduo com o desfile Gay Pride que se realiza em West Hollywood", outra localidade ligada a Los Angeles, o segundo maior nos Estados Unidos, "será alvo de investigação da polícia federal", o FBI, acrescenta o comunicado.

Uma porta-voz do FBI confirmou à agência de notícias francesa, AFP, que "está a investigar a partir de uma detenção", em colaboração com a polícia de Santa Monica.

Este departamento policial escusou-se a comentar o sucedido, mas uma fonte próxima do caso confirmou que está ligado a um veículo contendo "materiais explosivos".

A imprensa local noticiou que uma viatura com placa de matrícula do Indiana (norte dos Estados Unidos) foi encontrada pela polícia de Santa Monica na madrugada de hoje.

Ainda segundo a imprensa local, o suspeito terá dito à polícia que estava na cidade para o desfile Gay Pride, a parada anual de orgulho homossexual em que eram esperadas 400.000 pessoas antes do anúncio do massacre em Orlando, em que um atirador fez 50 mortos e 53 feridos num clube noturno gay antes de ser morto a tiro pela polícia.

De acordo com a estação televisiva CNN, foi um vizinho que alertou as autoridades.

A polícia do condado de Los Angeles disse estar "totalmente preparada" para responder a um ataque como o que ocorreu na Florida "se necessário" e que, para o fim de semana do desfile, o número de agentes nas ruas "foi reforçado".

ANC// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.