Presidente da República apela ao "espírito democrático" nos contratos de associação

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 jun (Lusa) -- O Presidente da República considerou hoje no Porto que é preciso "paciência, tempo e espírito democrático" para chegar a um entendimento no caso da polémica relacionada com o fim de contratos de associação com colégios privados.

"É preciso tempo, é preciso paciência, é preciso espírito democrático, é preciso capacidade de dialogar", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República comentava, em declarações aos jornalistas, no decorrer de uma visita ao "Serralves em Festa", a manifestação que juntou dezenas de pessoas à porta da Feira Internacional de Lisboa, onde decorreu o 21.º Congresso Nacional do PS, a favor dos colégios com contratos de associação com o Estado.

"Como tudo na vida, precisa de tempo. Quando falo de consensos isso implica dar passos, não se faz consenso, acordos entendimento, de um dia para o outro", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado disse ainda acreditar que esse consenso vai "acontecendo inevitavelmente, porque as partes ganham todas elas com haver entendimento em todos os domínios da vida portuguesa".

PM // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".