Associação de Empresas de Diversão garante segurança de carrossel de Matosinhos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 30 mai (Lusa) -- O presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Diversão (APED) garantiu hoje à Lusa que o carrossel associado à morte de um jovem nas festas do Senhor de Matosinhos estava licenciado e cumpria todas as regras de segurança.

"Este equipamento, tal como todos nas festas do Senhor de Matosinhos, estava devidamente licenciado e foi minuciosamente inspecionado. Atualmente existem dois institutos nacionais a fazer inspeções e não é emitido nenhum certificado sem uma inspeção com raio-X", descreveu Luís Paulo Rodrigues, presidente da APED.

Para o responsável, o acidente de domingo à tarde não foi provocado por "uma cadeira que se soltou" mas por um "mau comportamento do utilizador", pelo que a APED apela a que todos "cumpram as regras de segurança expostas nas bilheteiras" daqueles divertimentos.

"Pelo que dizem testemunhas no local, houve um mau comportamento do utilizador, que, não sabemos como, conseguiu levantar-se. Ele não é projetado nem a cadeira de soltou. O carrossel foi alvo de inspeções e nada se partiu. O carrossel já teve, no domingo, ordem para funcionar. Apenas não funcionou por respeito à vítima", esclareceu Luís Paulo Rodrigues.

O caso de domingo é o segundo envolvendo equipamentos de diversão instalados em parque de diversões da festa do Senhor de Matosinhos, depois do registado a 24 de maio de 2009, altura em que oito pessoas ficaram feridas, duas das quais em estado grave.

De acordo com o presidente da APED, o divertimento associado ao acidente de domingo "não é o mesmo" onde se registou o incidente de 2009, "nem é do mesmo proprietário".

"É, de facto, um equipamento semelhante. Mas, desde 2009, Portugal avançou muito ao nível da segurança nos carrosséis. Portugal está ao mais alto nível da União Europeia e a Câmara de Matosinhos é um exemplo", frisou Luís Paulo Rodrigues.

O responsável assegura que o setor tem crescido "cada vez mais", quer ao nível das "inspeções e certificações", como ao nível da "formação dos operadores".

"O grau de risco não sei se chegará a 1%", vincou.

O Ministério Público de Matosinhos recebeu hoje da PSP o expediente sobre a morte de um jovem num carrossel nas festas do Senhor de Matosinhos, que vai agora ser distribuído a um procurador, disseram as autoridades.

De acordo com fontes da PSP do Porto, o expediente realizado pela Unidade de Polícia Técnica e pela Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto foi remetido hoje para o Ministério Público de Matosinhos.

Fonte do Ministério Público de Matosinhos confirmou à Lusa que a documentação chegou e que vai ser agora distribuída a um procurador para se apurarem as causas da morte do jovem de 17 anos num carrossel nas festas do Senhor de Matosinhos, no domingo, à tarde.

A Câmara de Matosinhos anunciou, no domingo, que se estavam a tomar todas as medidas para apuramento das causas da ocorrência.

Em comunicado, a autarquia e a Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos (Ancima) esclareceram que "todos os equipamentos de diversão mecânica instalados na romaria do Senhor de Matosinhos estão devidamente licenciados pelas autoridades competentes".

ACG/(CCM/TDI) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.