G7 adota plano de ação para combater terrorismo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Ise-Shima, Japão, 27 mai (Lusa) -- Os líderes do G7 adotaram hoje um plano de ação para combater o terrorismo, que inclui o aumento da troca de informações dos serviços secretos e da cooperação na área da segurança nas fronteiras.

O grupo dos sete decidiu assim fazer frente ao "preocupante aumento do número de ataques terroristas, especialmente àqueles perpetrados em lugares vulneráveis por causa do seu acesso aberto ou barreiras de segurança limitadas", refere a declaração adotada na cimeira de Ise-Shima (Japão).

Perante esta "ameaça urgente à segurança global", os líderes do G7 pedem "a realização de mais esforços coordenados e a nível coletivo", que além das autoridades nacionais incluam o setor privado, organizações civis e a sociedade como um todo, refere o texto.

Os chefes de Estado ou de Governo dos Estados Unidos, de França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Canadá e Japão estiveram reunidos dois dias em Ise-Shima, no centro do Japão.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.