Crescimento global é "prioridade urgente" - G7

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Ise-Shima, Japão, 27 mai (Lusa) -- Os líderes do G7 disseram hoje que o crescimento global é uma "prioridade urgente", no final de uma cimeira de dois dias realizada no Japão.

"O crescimento global é a nossa prioridade urgente", afirmaram na declaração final da cimeira os chefes de Estado ou de Governo dos sete países industrializados reunidos em Ise-Shima, uma pequena localidade costeira no centro do Japão.

"Atendendo às especificidades de cada país, comprometemo-nos a fortalecer a nosssas respostas em termos de política económica de forma cooperativa e empregando um conjunto de políticas mais forte e equilibrada, a fim de alcançar rapidamente um padrão de crescimento forte, sustentável e equilibrado".

Os líderes do G7 alertaram para a deterioração da situação económica global devido a fatores como a "debilidade da procura e os problemas económicos por resolver", assim como outros não-económicos como "a escalada dos conflitos geopolíticos, o terrorismo e o fluxo de refugiados".

Além disso observaram que a eventual saída do Reino Unudo da União Europeia iria "inverter a tendência para o aumento do comércio global", em alusão ao referendo sobre a permanência no bloco europeu do país, a realizar a 23 de junho.

FV // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.