Trabalhadores do Banco BPI receberam hoje prémio juntamente com salários de maio

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 mai (Lusa) - O Banco BPI pagou hoje prémios aos trabalhadores juntamente com os salários do mês de maio, disseram à Lusa funcionários da instituição financeira.

De acordo com as informações recolhidas, a remuneração variável tem um valor mínimo superior a 300 euros, sendo que na maioria dos trabalhadores será de cerca de metade do salário.

Em 2015, o BPI teve lucros de 236,4 milhões de euros, depois de em 2014 ter tido prejuízos de 163,6 milhões de euros. Mais de metade do resultado do ano passado veio do Banco Fomento de Angola (BFA), a 'joia da coroa' do BPI nos últimos anos, mas cuja participação terá de ser reduzida significativamente por exigência do Banco Central Europeu (BCE).

Recentemente, o presidente do BPI, Fernando Ulrich, disse que as regras de Frankfurt farão com que o banco seja "expulso de Angola" e criticou que as autoridades portuguesas, sobretudo o governo anterior, não tenham tomado medidas para evitar que tal aconteça.

Entretanto, já são conhecidos os resultados do primeiro trimestre deste ano, com o BPI a ter conseguido 45,8 milhões de euros, mais 48,3% do que entre janeiro e março do ano passado. Novamente, o principal contributo veio da operação em Angola.

Segundo explicou à Lusa o dirigente sindical Paulo Alexandre, do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), a atribuição de remunerações variáveis aos trabalhadores é habitual no setor bancário. Essas não se referem à participação nos resultados, mas têm que ver com os objetivos que os bancos estipulam e o seu cumprimento pelos trabalhadores.

O BPI tinha 5.875 trabalhadores e 599 balcões em Portugal no final de março.

Nos últimos anos, o banco tem vindo a reduzir a sua estrutura, sobretudo com a saída de centenas de funcionários através de rescisões por mútuo acordo e de reformas antecipadas.

A Lusa contactou fonte oficial do BPI sobre a atribuição da remuneração variável, mas até ao momento não obteve esclarecimentos.

IM // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.