'Banco mau' com prejuízos de 2,6 mil ME em 2015

'Banco mau' com prejuízos de 2,6 mil ME em 2015
| Economia
Porto Canal

O 'banco mau' BES fechou o ano de 2015 com prejuízos de 2,6 mil milhões de euros, divulgou hoje em comunicado a entidade que ficou com os chamados 'ativos tóxicos' do antigo banco da família Espírito Santo.

A entidade liderada por Luís Máximo dos Santos, que irá para administrador do Banco de Portugal, divulgou hoje o Relatório e Parecer da Comissão de Fiscalização referente às contas de 2015, em que consta a informação de que o ano passado a entidade teve "um resultado líquido do exercício negativo de 3.598.241 milhares de euros".

Em 2014, os prejuízos tinham sido ainda maiores, ao ascenderem a quase 9,2 mil milhões de euros, sendo que a maior parte se referia ainda ao tempo em que o antigo BES ainda existia.

O Banco Espírito Santo (BES) foi alvo de uma medida de resolução a 03 de agosto de 2014, tendo sido criado nessa mesma data o banco de transição Novo Banco, detido na totalidade pelo Fundo de Resolução bancário, para onde foram transferidos os ativos do BES que não eram considerados problemáticos. Em 2015, o Novo Banco teve prejuízos de 980,6 milhões de euros.

Já a entidade BES continuou a existir, tendo ficado aí os chamados 'ativos tóxicos' do banco da família Espírito Santo, sobretudo créditos sobre entidades do Grupo Espírito Santo, em geral de muito difícil recuperação, e filiais, nomeadamente o BES Angola.

+ notícias: Economia

Inflação desacelera em abril e economia portuguesa cresce no 1º trimestre

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia nacional cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano em termos homólogos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.