Autarca de Mondim apanha autocarro em protesto contra fecho de Finanças

| Política
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 14 out (Lusa) - O presidente da Câmara de Mondim de Basto apanhou hoje o autocarro até Vila Real, numa viagem que demorou duas horas e custou seis euros, para alertar para as dificuldades causadas pelo eventual encerramento da repartição de Finanças.

Este protesto simbólico marcou ainda o início do segundo mandato do executivo socialista, que tomou posse no domingo.

Humberto Cerqueira, a vereadora Teresa Rabiço e o presidente da Associação de Solidariedade Social das Aldeias de Mondim de Basto, José Lopes, apanharam o autocarro nesta vila às 07:00.

Eram os três únicos passageiros na transportadora que seguiu viagem até à Campeã, já no concelho de Vila Real, onde tiveram de sair para apanhar um outro autocarro para seguiram até à capital de distrito.

Duas horas e seis euros depois chegaram a Vila Real, onde verificaram que a viagem de táxi para a repartição de finanças iria custar mais 3,50 euros, tendo ainda como alternativa apanhar o transporte público urbano ou seguirem a pé.

"Esta é a nossa realidade", afirmou Humberto Cerqueira.

Mondim de basto possui cerca de 7.500 habitantes, muitos dos quais idosos. Se as finanças encerrarem neste concelho, os munícipes serão obrigados a deslocarem-se até Vila Real para tratarem dos seus assuntos fiscais.

Segundo notícias divulgadas na semana passada, neste distrito transmontano poderão fechar 11 das 14 repartições existentes atualmente.

"Estamos a falar de pessoas idosas, que não têm acesso à internet, de situações em que as pessoas muitas vezes já não têm dinheiro para pagar a um táxi para ir a uma consulta ou que já têm que optar entre os medicamentos ou a alimentação", frisou o autarca.

Também José Lopes quis verificar pessoalmente as dificuldades que a população mais envelhecida terá que enfrentar para "pagar as suas contribuições".

"Pelo que já vi até agora eles não têm condições nenhumas, nem física nem monetariamente, para conseguirem fazer esta viagem e pagarem as deslocações", afirmou o responsável pela associação de solidariedade.

A alternativa de táxi custa cerca de 60 euros.

Por isso mesmo, José Lopes considerou o alegado encerramento como "inadmissível".

"Já somos um concelho envelhecido, com uma desertificação enorme, com estas medidas que estão a ser tomadas, isso vai agravar ainda muito mais a situação"; sustentou.

O tribunal de Mondim de Basto está também na lista de encerramentos, embora o processo esteja agora suspenso.

Humberto Cerqueira recusa-se a aceitar o fecho de serviços públicos no seu concelho e, por isso, garante que tudo fará para impedir, até mesmo recorrer aos tribunais.

O regresso para quem viajar de transporte público até Vila Real poderá ser feito, depois, às 13:30, chegando a Mondim de Basto às 15:30.

Os circuitos até à capital de distrito são alternados. Às segundas e sextas-feiras fazem-se pela Campeã, às terças e quintas-feiras por Lamas de Olo (serra do Alvão) e à quarta-feira simplesmente não há autocarro.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.