Trégua entre regime sírio e rebeldes em Alepo prolongada por 48 horas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Damasco, 09 mai (Lusa) - A trégua entre as forças do regime sírio e os rebeldes em Alepo, no norte do país, que deveria acabar hoje, foi prolongada por 48 horas, até a meia-noite de quarta-feira, anunciou o comando do exército.

O cessar-fogo em Alepo e na sua província foi estendido por 48 horas, da 01:00 de terça-feira até à meia-noite de quarta-feira, (hora local, 21:00 em Lisboa) ", informou o exército em comunicado.

Esta é a segunda vez que a trégua temporária, estabelecida na quinta-feira passada, sob a liderança dos Estados Unidos e da Rússia, é estendida em Alepo, cidade controlada pelas forças do governo e pelos rebeldes.

A trégua foi prorrogada pela primeira vez no sábado passado, com o fim agendado para terça-feira às 00:01 (segunda-feira 21:01 em Lisboa).

Este segundo alargamento do prazo da trégua veio do acordo entre a Rússia e os Estados Unidos para aumentar os esforços para encontrar uma solução política para a guerra de cinco anos da Síria, que já matou mais de 270.000 pessoas.

"A Federação Russa e os Estados Unidos estão determinados a redobrar os esforços para alcançar uma solução política para o conflito sírio", segundo um comunicado russo-americano conjunto publicado pelo Ministério das Relações Exteriores russo.

Para este fim, a Rússia "vai trabalhar com as autoridades sírias para minimizar as operações da aviação sobre áreas que são predominantemente habitadas por civis ou partidos", lia-se no mesmo comunicado.

As duas potências mediaram um cessar-fogo no dia 27 de fevereiro, entre as forças do regime e a oposição armada que não incluía combatentes jihadistas do grupo Estado Islâmico e da filial da Al-Qaeda na Síria, a Frente Al-Nusra.

No domingo passado, os rebeldes sírios dispararam 'rockets' num distrito controlado pelas forças do regime de Aleppo, matando cinco civis, incluindo duas crianças, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

RZRA/JPS // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.