PSD quer alargar impedimentos de deputados a exercício de consultadoria e advocacia

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 mai (Lusa) - O PSD anunciou hoje propostas de alterações ao estatuto dos deputado, alargando o impedimento a funções de consultadoria, emissão de pareceres e de advocacia, e exercício simultâneo de funções autárquicas, reguladoras e em órgãos de soberania.

Estas alterações ao estatuto do deputado foram apresentadas em conferência de imprensa no parlamento e integram-se nas propostas do PSD no âmbito da Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas.

Os sociais-democratas querem mexer no estatuto do deputado para "alargar o impedimento a funções de consultadoria, emissão de pareceres e exercício de mandato judicial, por si ou através de sociedades profissionais, quer ao Estado quer a qualquer entidade pública", afirmou o 'vice' da bancada Luís Marques Guedes.

O PSD quer também alargar "as incompatibilidades pelo exercício simultâneo de atividade, quer em órgãos de soberania, quer em órgãos autárquicos, quer em entidades reguladoras", anunciou Marques Guedes, acompanhado de Carlos Abreu Amorim e Hugo Soares.

Com esta proposta, passa a ser impeditivo do exercício do mandato de deputado o "desempenho de cargo ou função de designação governamental, independentemente da sua natureza, vínculo ou remuneração".

O incumprimento do registo de interesses pelos deputados passa a ser punido com suspensão automática de mandato, de acordo com esta proposta do PSD, que determina ainda que deixa de constituir uma situação de suspensão automática do mandato o ser-se funcionário do Estado ou de outra pessoa coletiva pública.

ACL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo propôs suplemento de missão para PSP e GNR entre 365 e os 625 euros

O Governo propôs esta quinta-feira um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".