Seguradora Ageas admite fazer novas aquisições em Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 abr (Lusa) - O grupo segurador belga Ageas, que adquiriu recentemente à francesa Axa a sua operação em Portugal, acredita no potencial de crescimento do setor e admite fazer novas compras, avançou hoje Steven Braekeveldt, líder da Ageas Seguros.

"Há espaço para crescer e, se a oportunidade se apresentar, a Ageas vai olhar para ela", disse à agência Lusa o responsável, que preside o grupo na Europa Continental, garantindo que a seguradora, que já atua em Portugal há 10 anos, "está cá para o longo prazo".

No dia do lançamento da nova marca, que se junta à Ocidental Seguros e à Médis na carteira do grupo que opera em 14 países, o gestor sublinhou que Portugal já é o segundo mercado da Ageas a seguir à Bélgica e que a entidade está "extremamente satisfeita com as operações".

Quanto à compra da Axa Portugal, fechada há poucos meses por um valor próximo de 200 milhões de euros, Steven Braekeveldt realçou que foi uma "oportunidade" para o grupo belga reforçar a aposta no mercado português.

Já sobre o montante do negócio, o responsável disse apenas que o objetivo da Ageas é "sempre dar o preço certo para o risco" assumido, ainda que garantindo que a seguradora adquirida foi alvo de um profundo estudo e que acredita que vai ser rentável com a nova gestão.

As vendas nos últimos anos de grandes seguradoras em Portugal, com a Fidelidade a sair do universo público (Caixa Geral de Depósitos) para o grupo chinês Fosun, e a norte-americana Apollo a adquirir a Tranquilidade ao Novo Banco, foram seguidas pela Agea, admitiu o responsável.

"Vamos passo por passo. Já estávamos a estudar a Axa e só temos dois braços e duas pernas", comentou.

De resto, a equipa que vai liderar a Ageas Seguros está agora a ser formada, uma vez que a anterior equipa de responsáveis, quase todos estrangeiros, regressou ao grupo francês Axa para retomar as suas funções depois da venda da unidade portuguesa.

"É um processo em marcha, estamos a escolher as pessoas e a maioria serão portuguesas", adiantou o presidente interino da Ageas Seguros, que é a segunda maior seguradora em Portugal, apenas ultrapassada pela Fidelidade, com quotas de mercado de 13% no ramo Não Vida e entre 15% a 16% no ramo Vida.

Questionado sobre se vai manter os cerca de 700 trabalhadores da ex-Axa Portugal, incluindo a seguradora Direct, ou se quer reduzir ou expandir o quadro de pessoal, Steven Braekeveldt afasta o cenário de despedimentos no grupo que passa a contar com um total de 1.400 trabalhadores em Portugal e mostra otimismo.

"A minha satisfação era fazer crescer o mercado de forma a contratar mais gente", lançou, aproveitando para considerar "inaceitável" que haja seguradoras a "perder dinheiro" nalguns ramos, como o dos acidentes de trabalho.

Para rentabilizar o avultado investimento na compra da agora Ageas Seguros, o gestor disse não ter "a varinha mágica do Harry Potter", mas que "as pessoas vão sempre precisar de seguros", pelo que o essencial é acompanhar as mudanças na indústria financeira, seja na banca ou nos seguros.

E rematou: "Toda a economia está a mudar. Há uma evolução social com a forte componente tecnológica e a estratégia do grupo Ageas é seguir as novas tendências do mercado".

DN//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.